março 05, 2014

hoje e a consulta dos 12 meses

Mr. Gordinho está top. Na consulta do ano, foi visto de alto a baixo, pesado e medido, sempre sob protesto, deixando fugir apenas um ou outro sorriso. Impressionou pelo seu porte físico invejável, pela convicção com que não quis ser apertado, e pela fitinha que fez para lhe espreitarem os ouvidos. Um amor! Passados os doze meses, está aberta a fronteira da comida: é um self service, o que vier à rede é peixe! 
Filho grande nunca teve grandes dificuldades neste dossier - embora ultimamente se ande a fazer esquisito - e depois do primeiro ano feito demos-lhe de tudo um pouco. QUER DIZER... Diversificámos a comida, juntámos o segundo prato, mas excluímos TODOS os extras até aos dois anos (chocolates, bolachas que não Maria, doces, fritos...). Não proibíamos nada - a ele directamente - mas era do género "longe da vista, longe do coração". 
Com Mr. Gordinho a ideia é a mesma, embora tenhamos consciência que vai ser difícil manter alguns itens fora da lista durante tanto tempo, até porque o mano grande está sempre a tentá-lo. À parte disso, e também porque é o segundo filho, não estamos tão alerta com a introdução dos alimentos novos, temos atenção a alguns específicos que possam causar alergia, mas a descontracção é maior, e ele lá vai depinicando dos nossos snacks sem grandes dramas. E se este meu filho é guloso que é! A sopa continuará sempre presente, a fruta também, e o segundo prato será tão diversificado quanto possível. Fora das refeições, papa três vezes por semana, e iogurtes ao lanche nos restantes dias. Podemos sempre alternar com pão e leite para não ser sempre o mesmo, mantendo os níveis de cálcio em ordem.


Este pequeno já gatinha por todo o lado, mas andar só agarrado ao sofá. Tudo bem, sem pressas. Mas estávamos um pouco intrigados com o pezinho esquerdo, que na nossa humilde opinião de pais experientes de dois, estava demasiado virado para fora quando caminhava. "Pronto, sapatos ortopédicos, estou mesmo a ver! Ou então uma tala para endireitar. Pode ser que dê só com fisioterapia...". -  "Ei, ei!!! Calma!" Disse a médica. Até aos dois anos nada de preocupações, tudo a seu tempo e o pezinho irá ao lugar, como tudo na vida!! Ufa, ainda bem!


E hoje, também foi dia de estar com ele, só nós. Aproveitar este sol e este cheirinho a Primavera, mimá-lo e fotografá-lo com calma, sem dividir as atenções, sem estar preocupada se estou a dar mais a um do que a outro. Na agenda, já está o dia do filho grande, aquele em que os momentos que tiro são para estar só com ele, "fingindo que ainda é filho único". :) 

2 comentários:

CS disse...

A minha entorta os pés para dentro. A pediatra diz para não preocupar até aos 4 ou 5 anos. Que os sapatos ortopédicos não resultam e são dolorosos.
Ela já tem 26 meses e mantém a mesma posição. Pensei consultar outros especialistas mas antes fiz umas pesquisas na internet que me mostraram o mesmo que a minha médica disse...

Sofia Ferreira disse...

É, já ouvi o mesmo desses sapatos. Com calma, vai ao lugar!