novembro 01, 2014

Inclusão em forma de bolo (sem glúten)

No aniversário do filho grande, levei um bolo para a escola para cantarmos os parabéns com todos os amiguinhos. Na hora de partir o bolo, um dos meninos não parava de me perguntar se também podia comer, se o bolo também era para ele, que também queria uma fatia... Eu não estava a perceber, mas estava incomodada (no sentido "aflita") com a forma como o menino ia fazendo as perguntas, até que a educadora me explicou que ele era intolerante ao glúten e que só podia comer o que trazia de casa! Fiquei cheia de pena e irritada, porque enquanto todos os meninos comiam o bolo do Homem Aranha, o T. ficou a olhar, à espera de comer o bolo dele à hora do lanche! E quando todos os meninos levaram as bolachas do Homem Aranha de prenda, o T. deixou a dele...
Quando a turma organiza pic nics, o T. ou não vai ou tem que comer à parte. Nas festas de aniversário, os pais levam bolo e gomas só para ele, e estão sempre em cima para ver se ele se "comporta". Embora com quatro anos, e tendo consciência dos efeitos, já saiba que não pode tocar na comida que não é dele!


Esta semana o Rodrigo quis levar um bolo para a escola, a propósito de um projecto que estão a fazer (e que vai merecer destaque) e eu lembrei-me logo do T. O bolo tinha que ser sem glúten! 
Pesquisei e encontrei esta receita da Mafalda*, que achei simples e perfeita para a ocasião. Fui com o Rodrigo  - que já tem consciência desta particularidade do amigo - comprar a farinha de arroz (encontrei no Jumbo) e mãos à obra. Depois enviei uma mensagem aos pais, a informar que ia levar o bolo e com o link da receita, 
De manhã, cruzei-me com a mãe do menino que me fez um verdadeiro inquérito: "que margarina tinha usado, se estava a cozinhar mais alguma coisa para além do bolo, se os utensílios não foram usados para mais nada, com que é que tinha untado a forma, se o bolo tinha cobertura... "
Fiquei em alerta total! Não tinha noção do perigo da contaminação dos alimentos, que não bastava usar uma farinha especial ou não usar farinha de todo, lembrei e relembrei vezes sem conta o processo todo para ver se tinha falhado alguma coisa... mas só descansei quando cheguei à escola e estava tudo bem com o menino, que já tinha comido duas fatias!!
Só aí me senti bem, e relembrei o agradecimento da mãe por alguém se ter lembrado (pela primeira vez) de incluir o filho num simples bolo!

(Espero que o Rodrigo tenha retirado algo mais deste bolo, para além da sua fatia!) ;)


* Em vez da banana usei maçã, e ficou muito bom!!


                                 




                                      FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN

4 comentários:

Anónimo disse...

Não dá para parar de sorrir...

Ao acompanhar este gesto, e agora ao ler o relato, lembro-me de inúmeros vídeos e histórias de actos de solidariedade social, pequenas acções que todos podíamos fazer no dia-a-dia... mas que apenas vemos nas redes sociais. São pequenos momentos, mas que tocam, que fazem a diferença no dia, na vida, dessas pessoas.

Após ultrapassados os receios inerentes, foi isso que vi, senti, no olhar da mãe do pequeno T., enquanto te agradecia: "Obrigado, nunca ninguém tinha feito isto!"

Emocionado... e orgulhoso da mulher que eu os meus filhos temos a sorte de ter nas nossas vidas, afirmo, com certeza, que vamos sempre aproveitar mais que as nossas próprias fatias, dos maravilhosos "bolos" que nos fazes!

Não mudes nunca...
Amo-te!
R

Raquel disse...

o glúten é realmente perigosos p os intolerantes!
Na sala de aula tb tenho em atenção a isso e à lactose!

Sofia Ferreira disse...

Não tinha noção que ia bem além da farinha, Ana! bjs

Sofia Ferreira disse...

LOV-U!