junho 24, 2014

Post para quem gosta de um galão directo, bem tirado!

O pequeno almoço é das minhas refeições preferidas. Não me imagino a começar o dia sem comer, e raramente saio de casa sem o fazer. Gosto de o tomar sentada, sem pressas, e em família. Começar o dia de outra forma para mim, é começar mal o dia! No inverno dou preferência ao café com leite bem quentinho, e pão com manteiga e fiambre, ou só manteiga. No verão a coisa pode variar, mais para o fresco e leve.
Por vezes, ao fim de semana, sobretudo quando o tempo está bom, gostamos de ir tomar o pequeno almoço fora, conhecer novos sítios, e aproveitar para sair cedo de casa com os miúdos. Não há por aqui muitos cafés giros, modernos, que nos façam sentir quase em casa num ambiente cozy, mas já começam a aparecer. Mas para mim, o que é fundamental em qualquer um destes lugares, mais do que a decoração ou os bolos da última moda (também os há) é... a qualidade do galão. Sim! O galão directo, de máquina, o que lhe quiserem chamar. Sabem, aquele que vem quentinho, que tem espuma suficiente para o tornar apetecível mas não em exagero de modo a que quase não haja leite no copo?Aquele que damos o primeiro golo e ficamos logo reconfortados? Esse!

via Pinterest


Pois bem, em 80% dos casos, os funcionários acenam-me que sim com a cabeça, que me vão trazer o tão desejado galão directo, mas na maioria das vezes o que me aparece é uma mistura de café com leite, aguada e sem graça nenhuma, ora a escaldar ora quase fria... juro que já quase me disponibilizei para dar uma mini formação: Como tirar galões directos?
(Por acaso está aí alguém, que tenha/trabalhe/ou seja amigo de ?) Ora então, meus senhores, donos e gerentes de cafés/confeitarias/lugares-onde-podemos-tomar-o-pequeno-almoço-ou-lanchar, atentem por favor a esta cliente que vos será fiel para sempre, se e só se, lhe servirem um galão directo digno de seu nome.

Por favor, isto é um galão directo/de máquina:

1) Tirar uma dose de café para o copo de galão, que deverá estar aquecido.
2) É uma dose de café por cada galão, nada de dividir a dose por dois, ou colocar daqueles cafés esquecidos e reaquecidos que estão dentro de uma cafeteira ao lado da máquina.
3) É um café normal, não é uma italiana, nem café cheio, nem carioca, é café!
4) O leite, quente, deve ser vertido com calma, sem pressas, para dentro do copo (depois do café, sempre) de modo a criar aquela espuma que desperta os sentidos de quem gosta de um bom galão!
5) Servir com cuidado e ficar feliz por ver os seus clientes satisfeitos!

6) Ah, e quando estes passos estiverem a 100% (e só aí) poderão dedicar-se a estas decorações (como a da imagem), que a malta também come com os olhos e gosta sempre de tirar uma foto para partilhar nos instas e faces, ok? ;)

A formadora:
Sofia - Muita experiência atrás do balcão, com uma formadora exigente, a servir muito galãozinho directo verdadeiro. 





                                             FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN

Sem comentários: