janeiro 07, 2019

o MEU pós parto

já tinha pensado falar neste assunto aqui algumas vezes e por uma razão ou por outra adiava, mas dado que o assunto do momento é o pós parto das famosas acho que se impõe que se fale da comum das mortais!?  

já aqui tenho dito que tenho gravidezes santas (amén)! sim tenho enjoos no primeiro trimestre, no segundo a ciática começa a atacar forte, e a partir do sétimo mês a coisa começa a pesar e "já acabava com isto" é a frase que mais digo. Mas, posto isto, sinto-me linda, maravilhosa, não aumento muito de peso, sinto-me com muita energia (a maior parte do tempo), and so on...
mas nem tudo é perfeito! tenho três filhos e nenhum nasceu de parto normal. três cesarianas, a segunda aconteceu devido a inicio de ruptura uterina o que tornou a recuperação um pouco mais dolorosa, duas delas foram com anestesia raquidiana o que implica estar 24h deitada após o nascimento, com muito pouca mobilidade. ou seja, nem tudo são rosas!

esta sou eu 10 dias após o nascimento da Victória! pareço bem, certo? 
deixem-me que vos diga...




dez dias depois já tinha perdido metade dos 10 kg ganhos durante a gravidez, não é mau, mas a "barriguita" estava lá e só conseguia vestir as minhas calças de grávida, só conseguia calçar uns ténis a custo porque os meus pés estavam tão inchados que pareciam traineiras. aliás, toda eu era um inchaço só (não parece tanto aqui) apesar de estar muito melhor do que há cinco dias, ainda estava muuuuitoo longe do meu estado normal. claro que a mobilidade também não era grande coisa, porque tinha uma cicatriz com cerca de 10 cm ainda fresca no baixo ventre, o que me fazia ter dificuldade em levantar, sentar, deitar, por exemplo! o peito também já estava melhor, se me lembrar que ao 4º dia (dia da alta) tive a subida do leite, e parecia que ia rebentar! duro como pedra, quente, a médica que me deu alta nesse dia disse que eu ia voltar com uma mastite e a chorar horrores (uma querida! #sqn)! eu confiei na minha experiência (das outras vezes foi igual) e quando cheguei a casa massagei bem o peito com água quente e os nós dos dedos, em movimentos circulares, para descongestionar os canais e fazer o leite fluir. dizer que nesta altura ainda mordia uma fralda de cada vez que dava de mamar (ou seja, de 2 em 2 horas) para suportar a dor e enquanto ensinava a minha filha a pegar na mama como deve ser... foi assim durante 3 semanas!

ou seja, dez dias depois da minha filha nascer, onde fui eu? ao centro de saúde, pesar a minha cria! de seguida voltei para casa, vesti o meu pijama, deitei-me no sofá de pernas ao alto, para ver se as pernas e os pés desinchavam - doía só de andar.  pouco mais fiz do que dormir, mudar a fralda e dar de mamar. e tratar dos mínimos da casa até os meus dois outros tesouros chegarem da escola. 
dizer que desta vez não senti o blues pós parto, o que aconteceu nas outras vezes, por isso, vá lá, não tive ataques de choro vindos do nada. mas estava cansada e nem falar ao telefone me apetecia, nem com a minha mãe...

depois de três filhos, três pós partos idênticos, posso dizer que não me aflige que o meu corpo não esteja impecável cinco dias depois, nem cinco semanas, e quando vejo mulheres de bikini mal saem da maternidade, sinceramente, também não me faz confusão, provavelmente é o resultado de anos de trabalho no ginásio aliados a uma genética 5 estrelas. o que me faz alguma confusão (sem qualquer julgamento) é a disposição, a vontade, o ânimo para largar a cria e voltar ao trabalho, ás festas, aos jantares, á loucura do dia a dia. para além da recuperação física, mais a interna do que a que está á vista, o pós parto também é esse recolher no ninho, aproveitar o aconchego de ter um recém nascido nos braços, o nosso bebé, o nosso filho/a, é conhecer-lhe cada traço, cheirá-lo infinitamente, ficar só ali a cuidar, a olhar... e descansar, porque um parto (normal ou cesariana) é fisicamente muito exigente, e os dias, semanas que se seguem também. por muito calmo que seja o bebé, por muita ajuda que se tenha em casa, há uma exigência física enorme que precisa de ser recuperada. as noites nunca mais são iguais, amamentar cansa, as rotinas alteram-se por muito que não se queira. não é preciso fazer da gravidez, da maternidade ou da amamentação um drama, mas que trazem muitas alterações trazem, e cada umA vive as mesmas da maneira que lhe é possível!

então, desta comum mortal para ti que me estás a ler e a perguntar como é que elas conseguem? não te matirizes. tudo a seu tempo. aproveita cada momento com o teu filho/a porque estes momentos não voltam. o corpo aos poucos (e com alguns cuidados na altura certa) volta ao normal, o peito deixa de doer, a cicatriz sara, as horas vão voltar a dar para mais, mas aquele bebé minúsculo (felizmente) não. digo-te eu, mãe de três, com uma filha com dois meses apenas, e já com saudades dos dias em que estava deitada no sofá, porque nessa altura ela era tão pequenina que quase me cabia na palma da mão, e agora até já ri e faz aquele jogo de olhar delicioso enquanto mama. está enorme!


um beijinho a todas as mamãs que neste momento pouco mais vontade têm do que ler umas linhas. vai dar tudo certo! vai voltar tudo ao normal!!





Sofia**





p.s.: lembrei-me agora que cerca de 10 dias depois também saí para receber o meu diploma do curso de fotografia. fui muito empurrada por ele, que fez questão que eu estivesse lá. fomos os cinco, eu muito inchada, de cinta, mas muito feliz com o "rebanho" todo atrás! não tinha vontade nenhuma de ser vista, mas ainda bem que fui lá e estive presente naquele momento que representa uma fase importante da minha vida!







Sem comentários: