novembro 10, 2014

Por momentos pensei que ele tinha ébola, e que homens vestidos de branco me iriam romper pela porta...

Depois de uma noite muito agitada, com o Du com sinais de recaída da bronquite, resolvi ligar para a Saúde 24, a fim de saber se voltava aos tratamentos anteriores ou se seria melhor levá-lo à urgência. Depois das perguntas de praxe (identificação, idade, localidade, situação geral) foi assim que tudo aconteceu:

- Há quanto tempo o bebé está assim?
- Desde ontem à noite.
- Tem os lábios de que cor?
- Normais.
- Normais de que cor?
- Vermelhos!?
- E as unhas, de que cor estão?
- ... vermelhas!?
- Pode colocar o telefone ao pé da boca do bebé para eu ouvir a respiração?
- Sim. (coloco)
- Esse barulho é a respiração dele?
- Sim!
- Há quanto tempo está o bebé assim?
- Desde ontem!
- E de que cor tem os lábios?
- Vermelhos!
- E as unhas?
- Vermelhas!
- Pode colocar o telefone para eu ouvir a respiração?
- Sim! (coloco)
- Dê-me a sua morada, sff.
- (...)

Depois de repetir estas mesmas perguntas mais três vezes (sem exagero), e de eu já estar a achar que me tinha enganado no número, informou que ia passar a chamada. E eu pensei que seria para um médico da Saúde 24...

- Bom dia, está a falar com o Instituto Nacional de Emergência Médica. Qual é a situação?
- (Oi?! INEM??) Contei a situação até onde pude...
- Desculpe interromper, mas pode confirmar a sua morada?
- Sim. (...) Desculpe, mas vão enviar uma viatura??
- Não, minha senhora, já está a caminho daí!
- Ok...

Nesta altura vou-me vestir à pressa e comento com ele que, ou se trata de excesso de zelo, ou o miúdo tem algo grave que nos está a passar ao lado.
Oito da manhã de sábado, o Rodrigo recebe os paramédicos já vestido de Super Homem (!), eu engulo um copo de leite, e lá vamos em direcção ao hospital. Reforçam que com crianças pequenas não convém facilitar.
Eu fico descansada, afinal o miúdo não tem Ébola (ou outra coisa esquisita e grave), e muito satisfeita com o nosso Sistema Nacional de Saúde, que mais uma vez correspondeu às minhas expectativas. Espero que seja sempre assim!




                                  FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN

Sem comentários: