novembro 05, 2014

Uma tribo, um projecto... fomos seis durante uma semana!

Todos os anos eles escolhem um nome para a sala, onde vão passar grande parte dos dias, onde vão crescer e aprender muito uns com os outros. Este ano são os Índios, e não consigo imaginar nome melhor... índios, gostei. Ele já sabe que os índios caçam os seus alimentos, que partilham muito entre si, respeitam os mais velhos, que se deslocam em canoas e vivem em tendas.
No âmbito deste tema, a educadora resolveu criar um livro vai-vem, que passará pela casa de cada um dos meninos. A intenção é que cada menino leve um pouco de si, e da sua família, para dentro da sala e que partilhe com os outros. Adorei!
O vai-vem, vem acompanhado do Ioco e da Nocas, dois indiozinhos (que só tinham nome e corpo, quando foram para a primeira casa) e que aos poucos vão ganhando forma, consoante aquilo que cada família lhe quiser acrescentar. Chegaram até nós vestidos e, achámos por bem, que deveriam começar a ganhar expressão para poderem "comunicar" com os outros membros da tribo, e por isso contribuímos com os olhos! No livro, escrevi a história que o Rodrigo inventou (sem alterar nada) e a receita do bolo que acompanhou o Ioco e a Nocas de volta à sala. Ele desenhou a história, e colocámos fotografias dos manos a brincarem com os índios, durante a semana que eles passaram cá em casa! 
Aproveitando o tema, explorei um craft que há muito andava para fazer, e para o qual só me faltava a motivação!


Um dreamcatcher (ou caça-sonhos) para que a tribo possa dormir as suas sestas descansadas. Os índios (os verdadeiros), colocam-nos por cima da cama das crianças, porque acreditam que os sonhos maus ficam presos na rede do caça-sonhos.
Os miúdos adoraram, não faltaram encomendas! (eheh) O Rodrigo, também adorou a ideia (ele que não gosta nada de dormir), agora quer é que eu faça um para o quarto deles. Está prometido!
Estas são algumas coisas boas da infância: encontrar no percurso escolar alguém com boas ideias, que contribuem para o bom desenvolvimento dos adultos que um dia os nossos filhos serão!







                                            FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN

2 comentários:

Magda disse...

Gostei muito. tb já fiz um dreamcatcher e ando com vontade de fazer outro.
http://houseofestrela.blogspot.pt/2012/09/a-dreamcatcher-mobile.html

Sofia Ferreira disse...

Eu tb já ando a planear outro!! ;)