janeiro 30, 2015

Almoço no frasco!

 

Não é fácil seguirmos uma alimentação regrada nos dias de hoje. É preciso força de vontade, mas sobretudo organização, para que nada nos falte quando precisamos na hora de almoço. (Concordam?) Eu ando mesmo a precisar de ter uma rotina na alimentação, ainda ontem o corpo deu sinal de que tinha que mudar alguma coisa.
Pelos mil blogues de culinária que sigo, encontrei (em vários, estrangeiros) uma ideia muito gira mas sobretudo prática: salada no frasco! O nome diz tudo, preparamos uma salada num frasco, uma para cada dia da semana, e assim temos um almoço regrado todos os dias e pronto a meter na mala! Quando chega a hora de almoço é só virar para um prato e misturar tudo.

Há algumas regras simples: no fundo do frasco colocar o molho, para não amolecer a salada, e os ingredientes mais pesados em baixo. Caso quisermos juntar ovo cozido, abacate ou fruta, por exemplo, devemos colocá-la no próprio dia em que vamos comer, mas de resto as saladas podem ser preparadas ao Domingo e ficar no frigorífico à espera do dia em que vão ser devoradas.

No outro dia sobrou frango assado e achei que era a oportunidade perfeita para experimentar esta dica. A salada que vêem em cima tem: molho de iogurte e hortelã, frango desfiado, milho, tomate, alface e queijo.
Para mim é importante que tenha uma proteína, senão passa meia hora e já estou cheia de fome outra vez. Também convém ter atenção aos molhos que usamos, e neste caso gosto muito de substituir a maionese por um molho de iogurte!

Deixo-vos mais umas dicas de saladas que eu gosto mas podem e devem colocar os vossos gostos pessoais no frasco do almoço.

1) Salada doce: molho de manga (alguns pedaços de manga madura, vinagre balsâmico e água - ir misturando aos poucos até estar a gosto), uma batata doce pequena assada, 1/4 cháv. couscous, 1/2 cháv. feijão preto, alface, sementes de girassol.

2) Salada grega: vinagrete (azeite, vinagre, sal e pimenta), tomates cherry, pepeino, azeitonas, queijo feta, frango desfiado, alface.

3) Salada fresca: vinagrete com balsâmico, tomates cherry, mozzarela fresca, 2 cháv. massa fusili, espinafres baby.

Agora é só aproveitarem o fim de semana para organizarem os almoços saudáveis e deliciosos para a semana de trabalho!

Kisses,

Sofia



3 comentários:

Magda E. disse...

Que giro Sofia, estamos em sintonia. Há apenas uns dias descobri isto num blogue e andei à procura de receitas de saladas para fazer tb, que cozinhar almoço e jantar todos os dias com o bebé a tira colo (já para não falar de quando a outra está em casa tb) é dose. Obrigado pelas dicas, ainda não experimentei mas será em breve.

Sofia Ferreira disse...

Experimenta!! São óptimas ;)
Bjs

Isa disse...

Ainda há pouco tempo vi uma receita destas e deu-me mesmo vontade de experimentar. Mas afinal bastava ter vindo ao teu blog!! LOL
Beijinhos