outubro 04, 2017

BARCELONA - DICAS

já voltámos há mais de um mês mas todos estes acontecimentos têm trazido uma certa hesitação na publicação deste post. 
por outro lado, Barcelona vai ser sempre um lugar bem guardado no coração, no meu e no de muitos e, certamente, vai ter sempre muitas pessoas a quererem visitar esta cidade magnifica! (Paz, é o que desejo para a Catalunha em geral e Barcelona em particular!)

Fazendo um resumo, para quem não teve oportunidade de ler (podem voltar aqui), nas férias fomos para Montroig e aproveitámos um dos dias para visitar Barcelona, que fica a pouco mais de 100 km. Foram dez horas, com duas crianças, numa cidade que tem muuuuito para ver ... querem saber como fizemos? 






Para ser sincera, um dia é muito pouco tempo para conhecer Barcelona. A cidade é imensa, cheia de cultura e monumentos que merecem que fiquemos a apreciar a sua beleza e complexidade. Depois, eu (nós) sou das que gosta de andar pelas ruas de uma nova cidade e conhecê-la como se vivesse lá, e claro, em tão pouco tempo e com dois piolhos como companhia, é de todo impossível! Ah, e la movida... esqueçam, não deu para nada, até porque quando chegámos ás Ramblas eu já estava pronta para ouvir o Vitinho e dormir onde me fosse possível! 

Mas, assim, viram o quê afinal? - perguntam vocês! TUDO! - respondo eu.

Então foi assim:

- na véspera comprámos os bilhetes do Bus Turístico, online. Existem duas companhias, uma pública e outra privada. Nós comprámos na pública porque tinha mais autocarros e para quem tem o tempo contado dá muito jeito! Há três rotas, que abrangem toda a cidade. Começámos na rota Azul porque queríamos visitar o Parque Guell perto da hora de almoço (podem ver essa aventura aqui), e terminámos na Verde, para vermos o fim do dia na zona das praias.
Foi a primeira vez que andei neste tipo de autocarros e aconselho. São confortáveis, têm auscultadores que nos permitem escolher o idioma e cujo guia nos fala sobre a história da cidade, o que é óptimo. Além disso, mudámos de Bus algumas vezes e nunca estivemos muito tempo à espera, estão sempre a passar, para não falar que os miúdos adoraram ver a cidade sem se cansarem! (o Duarte até fez uma sesta e tudo!). Pagámos cerca de €80,00 pelos quatro bilhetes.


- Quando vimos qual a paragem de BUS que nos interessava (na praça da Catalunha) procurámos um parking onde pudéssemos deixar o nosso carro. É aconselhável, não só pela segurança como pela tranquilidade de não termos que nos preocupar com achar lugares de estacionamento e pagar parquímetros. Pagámos €20,00 pelo dia no parque e comprámos bilhete online


- Já se sabe que as crianças são pouco tolerantes à sede e à fome, por isso fomos prevenidos. Não queríamos perder muito tempo com refeições, por isso planeámos jantar em qualquer sitio pelas Ramblas (perto do parking) e levámos comida distribuída pelas mochilas. Sandes compostas, sumos, muita água, fruta e uns snacks para o lanche foram o suficiente para passarmos bem o dia sem perder tempo, porque até no Bus dava para trincarmos qualquer coisa.


- O dia esteve muito bom, estava calor mas encoberto, por isso andámos sempre bem. No entanto, é aconselhável levar chapéus, principalmente para os miúdos, porque quando havia abertas o sol era forte.

- Máquina fotográfica, imprescindível! Não querem sair de Barcelona sem fotos dos principais monumentos, da vossa família naqueles lugares incríveis, pois não? (aviso: levem baterias extra... eu levei 3 e vieram a 0%!!)


- Terminámos o dia nas Ramblas, nós super cansados, os miúdos prontos para tudo! (dá para acreditar?) Há muitos quiosques de recuerdos, muitas lojinhas, restaurantes, hóteis, (muita segurança) e gente. muita gente! Não perder as crianças de vista é imperativo!




Claro que não fomos a nenhum dos monumentos que gostávamos, só passámos por eles, ouvimos a sua história e tirámos fotografias! Mas deu para ficar com uma boa ideia da cidade, com muita vontade de lá voltar, e além disso, os miúdos gostaram muito. Estando ali tão perto fazia todo o sentido irmos lá com eles, ainda que não visitássemos a cidade em profundidade.


Espero que estas dicas ajudem quem esteja a pensar lá ir, e se tiverem outras, adorava que partilhassem!






Bom feriado!


Sofia**





Sem comentários: