maio 08, 2012

O destemido...


Cá por casa somos da opinião que aos filhos devemos ensiná-los a pescar, e não dar-lhe o peixe arranjado no pratinho, se é que me entendem. Assim sendo, a ideia é mimar muuuiiito o Baby Boy, aproveitar todos os momentos com ele, mas impor-lhe regras e ensiná-lo a ser independente.
A frase que ouvimos mais cá em casa é: "Eu, sozinho!" - e ninguém o contraria! Mas quer-me parecer, que a par das suas mostras de independência, estão neste momento a surgir os Me-dos!
O meu bebé, não tinha medo do escuro (nunca teve luz de presença), não tinha medo dos animais, da água, ou do barulho... mas ontem, ontem não quis ir ao quartinho dele sozinho, ou pelo menos sem acender a luz do corredor... um sinal? Ontem, disse muitas vezes, com ar um bocadinho assustado "Mãe, balhulho!!", à entrada do corredor.
E nós por cá, claro, logo a fazermos uns filmes (curtas metragens) sobre o que teria acontecido, quem o tinha assustado, feito mal, o que tinha acontecido ao nosso Destemido!??
Ok pessoal, vamos lá acalmar! A partir dos dois anos (e faltam 15 dias), as crianças começam a fantasiar, a imaginar, etc, e por isso, os barulhos, as sombras, o escuro, deixam de ser isso só! Passam a ser monstros, bichos, gorilas que os querem devorar! Então é assim: nada de ridicularizar as nossas crianças, ou fazê-los sentir como os únicos seres com medo no Mundo! Vamos dar-lhes muito mimo, e ajudá-los (em conjunto) a superar esses medos, para que tal não afecte a sua independência e estrutura emocional!
Nós, vamos seguir à risca estas linhas, e mimos, são música para os nossos ouvidos!
(ah, O Livro da Criança, do Dr. Mário Cordeiro, é uma leitura a não perder!)

2 comentários:

raquel disse...

:) essa fase também deve ser tão gira!
eu comprei o Livro do Bebé, do Dr. Mário Cordeiro, quando o A. nasceu e já vi que tenho (mesmo!) que comprar a continuação e breve!
beijinhos para vocês e um especial para o Destemido (com um bocadinho de medo, agora!)*

Smile & Up disse...

É muito gira!!!
Também comprei esse, dá uma ajuda óptima nos primeiros tempos, este último é até aos 5 anos! :)