junho 19, 2012

A (re)volta da chchu!


Na escola ele nem pergunta por ela. Em casa, volta não volta, questiona e responde logo, pouco resignado: "Foi para casa!" À hora de dormir, a pergunta intensifica-se, a ansiedade é visível através da inquietude, da forma feroz com que morde o Ó-Ó.  
Diz a psicologia que é muita coisa ao mesmo tempo: desenvolvimento da fala, desfralde e desmame da chucha... alguma coisa tem que ficar para trás! Começámos a pensar, se não seria melhor chamar a chuchu, como quem diz "Volta, estás perdoada", para que o Baby Boy ficasse mais tranquilo e se sentisse seguro. 
Assim, como por magia, depois de chegar a noite e já com a luz apagada, a amiguinha regressa para o aconchego do meu menino. Nós, mostramos surpresa e insistimos que ela faz dói-dói, e que tem que ir embora... mas deixamos ficar! Ele, contente que fica com tal presença, parece que evita fazer muito alarido à volta do assunto, não vá ela fugir outra vez. Coloca-a no sítio certo, e sossega quase imediatamente.
Para já ficamos assim. Vamos conviver com esta visita surpresa e deixar que o nosso menino, que ainda é bebé, se convença a deixá-la, quando se sentir bem e seguro para o fazer. Quanto aos dentes... na pior das hipóteses teremos que, no futuro, investir em endireitá-los! :)

5 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

Já tinha deixado um comentário no post sobre o assunto. Eu defendo que os bebés deixam o kit conforto quando assim estão preparados é tal como também estarem preparados para deixar de usar fralda. E siceramente não dramatizo. Uns deixam primeiro umas coisas, outros outras...´Tal como te disse o meu pequeno crescido só deixou a chucha com 4 anos, mas com 2 anos e 4 meses já não usava fralda. O meu sobrinho por exemplo deixou a chucha com 2 anos e agora com 3 ainda usa fralda.:) :)
Quanto aos dentes, não é só uma questão de chucha mas sim também de hereditariedade...e os aparelhos hoje em dia estão na moda! :) Eu usei e sei também que o meu mais crescido também vai ter de usar.

Tem calma, tudo tem o seu tempo.
Beijos

Sofia Ferreira disse...

Eu sei, eu sei. Sem stresses :)

raquel disse...

Acho que fazem muito bem.
Temos que nos ir adaptando, não é? E se stresses, sem pressas, sem alaridos.
Vão no bom caminho, tenho a certeza!
Beijinhos*

Magui disse...

Mais umas semanas ou um par de meses não deve fazer diferença nos dentes... O meu sobrinho já tinha mesmo dentes de chucha quando a deixou aos 3 anos e tal e hoje com quase 7 anos tem os dentes normais! E olha que parecia que ele nunca mais ia ficar com os dentes sem aquele formato, mas a verdade é que foi tudo ao sitio!
Beijinhos

Sofia Ferreira disse...

Obrigada!!!
Vamos lá ver, também estou em crer que é uma questão hereditária, e nesse caso, do aparelho não se livra!