Uma senhora toda rebiteza, cheia de energia, há muitos anos atrás, resolveu tomar conta de crianças. Quis o destino que a primeira mamã, a ter conhecimento desta decisão fosse a minha, e que eu, com três meses apenas, fosse a primeira criança a cair nos braços desta senhora.
A ama deixou de ser ama, para passar a ser a avó, o seu marido começou a ser o avô, e eu era carinhosamente tratada por neta. Aquela que seria uma solução temporária, apenas para que eu crescesse um bocadinho para poder ir para a creche, arrastou-se no tempo... e eu passei a fazer parte da família.
Lembro-me, de no caminho para a praia, a avó me comprar bolinhos da massa do pão (que eu adorava), numa casinha que tinha sempre à janela um papagaio falador. Ou quando me mandava, para o lanche da escola, o melhor salame de chocolate do mundo, comprado na carrinha do pão, que todos os dias parava lá à porta. Lembro-me do bolo de azeite e nozes que fazia tão bem, das saladas de fruta embrulhadas em iogurte... as memórias da barriga são as melhores!! Mas lembro também, quando me acompanhava à natação, ginástica ou patinagem, para eu não perder nenhum "treino", e quando depois ia assistir aos saraus, ou quando ia às festas de fim do ano lectivo, com os meus pais, só para me ver!
Com o tempo cresci e ganhei independência, e já podia estar em casa sozinha, ou sair com as minhas amigas, depois fui para a secundária, e mais tarde para a faculdade, e a casa da avó começou a ser uma visita mais esporádica, mas nunca deixou de o ser...
Hoje a avó está de PARABÉNS! Faz 8? anos (ela não diz a idade!), tem o cabelo todo grisalho, poucas rugas, muitas actividades. Conhece o meu marido, o meu filho, e já acariciou a minha barriguinha. Desejo-lhe mais uns anos assim, cheios de energia, e que ainda possa pegar no seu segundo bisneto, como pegou no primeiro, e como já pegou em mim!
(Ah, porquê avó do cabelo azul? Apelido carinhoso do meu maridão: a avó teve uma fase de querer disfarçar os brancos, e começou a por uma espuma no cabelo... o resto já sabem! :)
3 comentários:
Parabéns à "avó"!
Que sorte a da tua mãe ao ter encontrado um coração bom para te ajudar a criar!
Uma benção!
A sorte grande, mesmo!
Parabéns À avó!
Um beijinho para ti. Grande*
Enviar um comentário