dezembro 04, 2012

Ter um irmão...


"Ter um irmão é ter, para sempre, uma infância lembrada com segurança em outro coração."Tati Bernardi

Mais do que pensar em dar um irmão ao Baby Boy, pensei em ter outro filho. Depois de ponderadas as questões inerentes a esta grande decisão, e agora que cada vez mais o Feijãozinho ocupa o seu espaço nas nossas vidas, cada vez mais penso que vou dar um irmão ao meu pequeno príncipe. E penso nisso sempre que me olho ao espelho, sempre que o meu filhote vem beijar a minha barriga e falar com o mano, e penso mais ainda quando ele me chama má e diz que não quer o bebé! Não dramatizo, mas penso. Sei que não é nem vai ser o único ser na Terra a tornar-se o filho mais velho, mas como é o meu filho mais velho, preocupo-me. 
Desdramatizar passa por me colocar no lugar dele, e tentar perceber as suas atitudes e angústias, sem nunca negar a existência de mais este elemento que está prestes a chegar. Passa por minimizar as alterações que vão existir e fazê-lo entender que estas vão trazer algo de bom, muito bom. Incluí-lo nas tarefas, para que se sinta mais perto, mais útil e fundamental. Ter momentos só dele, só com ele, porque ele é único. Aproximá-lo, sem pressões e ao seu ritmo, deste novo ser com quem vai ter uma ligação única, embora ele ainda não saiba.
Não me esquecendo de todos estes itens, e mais alguns que me vão surgindo, creio que tudo vai correr bem, e este meu filho vai ser anda mais feliz junto do outro meu filho, o seu maninho!

6 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

Sem dúvida! Eu não estou nada arrependida em ter dado um mano ao mais velho. Apesar dos 7 anos de diferença de idades, nunca pensei que brincassem tanto os dois. É ver o pequenino a imitar o mais velho, a correr atrás do mais velho.Vai correr tudo bem, vais ver.

Sofia Ferreira disse...

:) Pois vai! E espero que brinquem muito os dois, principalmente pq ele só tem meninas à sua volta! Bjs

teardrop disse...

Não podia estar mais de acordo com a primeira frase. Eu e a minha mana somos inseparáveis!

raquel disse...

:) vai ser fantástico!
acho que a melhor prenda que se pode dar a um filho é um irmão.
e adorava dar um "presente" destes ao meu filho. tenho esperança de conseguir.
um beijinho*

Sofia Ferreira disse...

:)

Sofia Ferreira disse...

Vais dar! :) Bjs