junho 26, 2013

A parede das vaidades!

A muito pouco do fim do ano lectivo, a educadora do R. lembrou-se de mandar trabalhos de casa... para os pais! Ok, por um lado pode ser visto como uma maneira de pais e filhos brincarem e aprenderem juntos, passarem algum tempo de qualidade com um pretexto enviado da escola - o que cá para casa não era preciso; por outro pode ser visto mesmo como um aborrecimento, algo que nós pais não temos que fazer, ainda para mais quando estamos a falar de crianças de três anos!! Eu divido-me, não sou muito radical em relação ao assunto.
Mas voltando ao trabalho. O filhote está a aprender as formas geométricas, e o trabalho consistia em fazer uma colagem com objectos (fotografias ou recortes de revista) com a forma de círculo.  O R. andava entusiasmado, e foi mesmo ele que me lembrou que tínhamos o trabalho para fazer. Eu, como tantas outras coisas, tive prazer em fazer o trabalho com o meu filho. COM ELE! Ou seja, eu procurei COM ELE os objectos nas revistas; recortamos OS DOIS; e no fim até foi ELE que fez a maior parte das colagens. E porque é que estou a escrever em maiúsculas?? Porque quando cheguei no outro dia à escola, e olhei para a "parede das vaidades" percebi que afinal o trabalho era mesmo PARA OS PAIS e não para pais e filhos, tal era a criatividade e perfeição em todos os trabalhos expostos. Estão a imaginar, não é? O "meu" trabalho ao gosto e boa vontade de uma criança com três anos?? Resta-me o gozo e o prazer que tive a brincar com ele... mas o que é certo, é que já veio o trabalho sobre o quadrado há mais de uma semana e a cartolina ainda não saiu do mesmo sítio!! :)

Sem comentários: