outubro 05, 2013

mudanças

Por estes dias andamos cansados, muito cansados, mas felizes. Estamos numa era de mudanças, em todos os níveis, sinto-o no ar.
Mas falemos das mudanças logísticas. Em quase oito anos de casados, já quase perdemos a conta ao número de vezes que mudámos de casa. Primeiro para vivermos juntos, depois porque mudámos de cidade, mais tarde porque não podíamos continuar mais naquela casa, por último, porque vivíamos num cubículo onde só cabiam dois e estávamos prestes a ser três. Por opção de vida, por culpa da crise e dos mercados, ou porque não sabemos se vamos ficar nesta cidade - que tão bem nos acolhe - o resto da vida, ou se apenas mais alguns anos, o que é certo é que optámos por alugar casa. E, mais uma vez, temos estado em modo provisório.
Esta é a casa que escolhemos para viver os três. Aquela em que coube apenas metade da nossa (espaçosa) mobília, e por isso tivemos que comprar a restante. Aquela que não tem a sala dos nossos sonhos, nem a cozinha que gostaríamos, nem arrumação suficiente, o que não me deixa dar largas aos meus devaneios quando vejo loiça gira que só apetece trazer para casa. E como é provisória, não pintamos paredes, não penduramos molduras, não investimos grande coisa nada na decoração. De cada vez que nos apaixonamos por um quadro ou em que pensamos mudar o espaço onde passamos os nossos serões, somos assolados pelo pensamento "Um dia, quando tivermos a nossa casa...".
Mas o que é certo é que aqui nesta casa provisória, chegámos dois, passámos a três, e já somos quatro. Aqui, já decorámos um quarto de bebé, já redecorámos para quarto de criança, e já colocámos novamente o berço. Provisoriamente, os vizinhos já conhecem a simpatia do nosso filho mais velho e celebraram o nascimento do mais novo. Somos conhecidos na padaria, no supermercado e no parque infantil aqui do bairro. Provisoriamente, estamos a viver aqui há três anos e meio, e não me parece que tão cedo vamos mudar...
Finalmente, tomámos coragem e transformámos a arrecadação o escritório em escritório, com prateleiras, quadros, um móvel novo. Já definimos que vamos mudar a lâmpada da cozinha, que está provisoriamente fundida há três anos. O plano está feito para passarmos à decoração das paredes com fotografias nossas, da nossa vida a dois, depois a três e agora a quatro. O plano está feito para vivermos aqui, na casa ao lado, nesta cidade ou do outro lado do mundo, mas vivermos, tornando cada ninho que testemunha os nossos dias, a nossa vida, num cantinho nosso!

Sem comentários: