maio 23, 2014

(coisas que me irritam, a uma semana dos quatro anos!)

- Ele sabe tudo. As certezas são uma constante, questiona o que lhe dizemos, e por vezes ainda nos diz "Ai não, não. Isso não é assim!".

- Ele quer mandar. Tu não mandas é uma frase que ele solta de vez em quando, ou eu sou o chefe também é das preferidas.

- Ele não ouve. Temos que repetir uma, duas, três vezes, para que ele oiça o que nós dizemos.

- Ele desafia. Se lhe digo para vestir a camisola azul, é a vermelha que quer; se lhe digo para não pular no sofá é mesmo para lá que ele vai; e mais um sem número de desafios constantes e diários que ele nos coloca.

- Ele é impaciente. "Quero água. Quero água. Quero água se faz favor!!" Ele diz isto muitas vezes em poucos segundos, quer tudo para ontem, e de preferência, rápido!

- Ele sai da cama, vezes sem conta, antes de adormecer. Quer mais mimo, quer mais histórias, quer ir à casa de banho, quer papa, quer, quer, quer...

- Ele... tem (quase) quatro anos. 

E tudo o que me irrita nele, é típico de uma criança que está prestes a fazer quatro, que está a crescer e a desenvolver-se dentro dos parâmetros normais. Chateia ter que repetir as coisas tanta vez, ainda mais se tivermos o choro de fundo de um bebé de um ano, chateia ter a roupa preparada de manhã e ele ir desarrumar as gavetas porque meteu na cabeça que não eram aquelas calças, chateia ele desafiar-me e pisar o risco na esperança de conseguir o que quer... mas ele tem quase quatro, e é mesmo assim.
Chateia, mas é bom vê-lo crescer, ver o outro lado tão bom, todos os dias. Irrita, mas tenho que respirar fundo, contar até três e dizer que ele tem quatro!




                               FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN



1 comentário:

Cláudia, Vila do Conde disse...

Como eu te percebo...ai os quatro anos deram-me que fazer! Acredita que é uma fase...e das difíceis! Mas agora nos cinco anos é uma ternura...quer participar nas tarefas de casa, ajuda imenso (claro, na escala de uma criança de cinco anos!) e as birras "levam-se" muito melhor e são de menos intensidade e quantidade! Respira fundo, paciência aos quilos e muuuuito amor e vais ver que tudo passa, tudo se resolve! Bjoca grande***