junho 18, 2012

Post vs Post


Este post teve origem num post da SMS, em resposta a um leitor. Eu, não hesitei em comentar...

Sou leitora da SMS e já reparei nos comentários do Pedro da Holanda (P.H.). Ontem quando vi o post no Cocó, o que pensei logo foi: “Boa SMS, mais uma vez fiel a ti própria e a desabafar no teu cantinho chamado blogue! Toma lá Pedro, esta é para aprenderes!”
Esta foi a reacção na hora. Depois, dei uma vista de olhos nos comentários e li a resposta do P.H., que me fez pensar e identificar com algumas coisas.
1)    Continuo a achar que a SMS fez bem, este cantinho é dela e tem direito a responder a quem quiser, como bem entender.
2)    O P.H. às vezes exagera na forma como deita abaixo o nosso País, que também é seu.
3)    Revi-me em algumas palavras do Pedro… e porquê?!
4)    O meu CV: 32 anos, Licenciada, com experiência profissional, casada, com um filho… desempregada há 1 ano!
a)    Ao longo deste ano, fartei-me de procurar emprego, na minha área de formação, em áreas periféricas, em áreas que não têm nada a ver: Respostas nulas ou quase nulas!
b)    Comecei por achar que o desemprego, apesar de ser péssimo, poderia ser uma oportunidade (qual PM) para melhorar… ao longo do tempo, as expectativas baixaram, baixaram e não vejo grandes melhoras.
c)     Comecei a procurar formas de estar perto daquilo que gosto de fazer, mesmo sem ser remunerada. Respostas: Negativas! Umas por má vontade, outras por falta de condições logísticas, mas negativas.
d)    Inventei projectos, para ser empreendedora. Projectos de formação úteis e válidos. Respostas: “Sim, se não pretender ser remunerada.” Ou “Sim, através de recibos verdes.”
e)    Ok, lá fui eu, empreendedora, informar-me sobre os recibos verdes. Resposta: “Ganhe pouco, não ganhe nada, tem que pagar a SS, €125/mês!” Com o que me iam pagar da formação, não dava! Estou a dar formação na mesma, mas só vou receber em 2013, e através do Acto Isolado!
f)      Com estes (se)nãos, resolvi procurar outras coisas para fazer: bijuteria, costura, fotografia. Apelar às minhas habilidades e não habilitações, para ver se conseguia ganhar algum. Estou a fazê-lo, recebo elogios, tenho feito algum dinheiro, mas muitas vezes dou por mim a pensar: mas que raio ando eu a fazer!??!
Estudei durante 5 anos, os meus pais fizeram um esforço do caraças, tenho 32 anos, o meu filho começa a falar, e eu digo-lhe o quÊ?? Olha, a mãe faz fios para as amigas!!?
Muitas vezes invejo amigas que (em boa hora) emigraram, e hoje são bem sucedidas, fora do seu País, o mesmo que as vai idolatrar quando elas voltarem (e voltam!) e colocar os seus CV’s no topo, muito por causa da sua experiência internacional!
Eu, que escolhi ficar por cá, a pagar cá os meus impostos e criar a minha família, recebo negas atrás de negas, e se quiser realmente ser empreendedora, Pedro, fazer algo para além das bijuterias e coisas que tais, tenho que pagar para trabalhar. Literalmente!

Por isso, Pedro da Holanda:
Portugal é um País lindíssimo, com coisas maravilhosas e de que nos devemos orgulhar (e muito).
Portugal é também, um País muito mal governado, com muita corrupção e com pessoas no poder que não olham para baixo e tomam decisões a pensar só no topo.
Em Portugal, é difícil ser-se realmente empreendedor, porque não nos deixam. Por isso, as reportagens com (grandes) empreendedores que abrem lojas de Cup Cakes, tÊm que ser valorizadas, porque de outra forma, não os haveria!
Em Portugal, é o que temos. Eu percebo o que critica. Eu identifico-me com algumas palavras. Mas tenha algum cuidado, porque estar cá não é fácil, e por isso, temos que dar valor a quem tomou esta opção!

6 comentários:

raquel disse...

Gosto muito deste texto.
Também porque em casa estamos a passar pelo mesmo. Tal e qual...
Não eu, mas o meu marido!
E olha que, no desespero, já o ouço dizer "se isto continuar assim, vamos ter que pensar noutra alternativa" e tremo!

Sofia Ferreira disse...

Obrigada! Infelizmente é a nossa realidade!
Se a alternativa for sair de PT, encara-a como uma aventura! :)
Bjs grandes

Bi disse...

A caminho do desemprego e sem qualquer perspectiva positiva, sair de PT será a nossa ( eu, marido e bebe) solução!! Fico triste, mas é a realidade!!
Boa sorte! :)

Sofia Ferreira disse...

Boa sorte também!! :)

Princesa sem Reino disse...

Adorei este texto!

Sofia Ferreira disse...

Obrigada a todas!!! :)