junho 04, 2014

Crónicas de uma corrida - o objectivo

Não é a primeira vez que me meto nesta coisa de correr. No fundo, sempre tive um anjinho no ombro direito a questionar-me "porque não corria?" e um diabinho no ombro esquerdo a desmotivar-me "lá consegues correr, tu!?". (adivinhem a quem tenho dado mais crédito ultimamente?). Mas eu já corri. Há uns anos atrás, chegava a correr entre cinco a oito km, três vezes por semana... no ginásio! Na passadeira, km a passarem, velocidade controlada, Tv on, cumprimentos aos conhecidos que apareciam. Corria, mas nem parecia real. 
O desafio, agora, para além de voltar a dar uso aos ténis, é mesmo correr na rua, ao ar livre, sujeita ao sol, ao frio, ao vento, a tudo o que tiver direito. A sensação de liberdade que tantas vezes li é mesmo real, a sensação de poder a cada passada é indescritível. De cada vez que vou, pergunto-me porque não comecei mais cedo. Mas, o que mudou? O que me fez deitar tudo para trás das costas, e começar aquilo que tive tantas vezes vontade, mas que pura e simplesmente não conseguia fazer?No outro dia, a meio de uma corrida (curta, porque ainda estou no inicio) tornou-se claro: o meu objectivo. Mais do que querer umas pernas finas e elegantes - embora este desejo tenha desencadeado tudo o resto - eu precisava de um motivo que me fizesse sair de casa, ultrapassar medos, preguiça, desculpas. 
Há umas semanas, vi várias bloggers desafiarem leitores para a corrida da UNICEF, no próximo dia 6 de Julho. Li aquilo uma vez e nem liguei. E li outra, e achei que não dava, agora eu a correr 10 km?! Está tudo doido! E li mais uma, e porque não?! Porque não hei-de conseguir? Eu consigo!
Eu acredito. Este foi o factor que da diferença. E eu tenho um objectivo: dia 6 de Julho vou correr 10 km! Em Lisboa ou aqui perto de casa, não interessa, mas vou! Eu tenha agora um propósito, um motivo e vou alcançá-lo. Mas para isso preciso de treinar!
Estabeleci um plano, com o apoio da MY ASICS, defini o meu objectivo e tenho cumprido passo a passo o que me é proposto... e até agora não falhei! Nem sempre é fácil, sobretudo se pensar que tenho (ou devo) correr quatro vezes por semana, mas se for vivendo treino a treino, e imaginando o cortar da meta, se calar o diabinho de vez e der um megafone ao anjinho... quem sabe?


via Pinterest




Sem comentários: