fevereiro 29, 2016

Mãe-Psicóloga não tem filhos... tem exemplos!


Muito antes de ser mãe, das fraldas e dos biberons fazerem sequer parte dos meus planos de vida, o crescimento e desenvolvimento da criança, a parentalidade e maternidade já faziam parte dos meus interesses. Assisti (e gravei) o Verdes Anos do primeiro ao último, com Laurinda Alves e o Dr. Daniel Sampaio, tenho uma colecção de revistas Pais & Filhos com data de 2000 e troca o passo (!), sou irmã mais velha e talvez por isso mais maternal, segui Psicologia e escolhi sempre módulos ligados a estas temáticas, e por fim estagiei na Ajuda de Mãe! Sou uma mãe em formação mesmo antes de o ser, portanto!

Quando surgiu a primeira gravidez, a sensação foi que não sabia nada (e não!), claro, e optei por reforçar as leituras nesta área. Comprei livros do Dr. Mário Cordeiro (aconselho), li alguns blogues com conteúdos mais ou menos sérios mas a maioria muito ligados à maternidade. Conselhos, dicas e regras não faltaram!  
Agora, cada vez que faço login no Facebook saltam estudos e noticias, mais blogues e entendidos, manchetes sobre o que é ser mãe e pai. Dá colo até não poderes mais! Olha que se dormem contigo não vão ser nada na vida! 3 anos e ainda não deixou a chucha?? Vai ser uma desgraçado!. Não anda na creche? Vai ser um anti-social! Anda? Não vai sentir o amor que lhe tens! ... Enfim! Muito ruído à volta de algo que até pode ser simples, assim impere o bom senso e, nalguns casos, se leia o artigo até ao fim!
Não estão cansados? Eu estou. E contra mim falo. Mas acho que às tantas, pais e mães, ficam de cabeça à roda e na hora de tomarem decisões, de educarem, imagino aqueles balões de pensamento da banda desenhada, a saltarem das suas cabeças cheios de headlines e pontos de interrogação, sobre o que hão-de fazer! Contra mim falo, que ás vezes vejo esses balões a pairarem à minha volta! Mas que raio de psicóloga sou eu que não sabe tudo sobre educar um filho?? Ai de mim, se os meus filhos são mal educados, anti-sociais, inseguros, confiantes de mais, frustrados, génios ou precisem de explicação. Eu sou psicóloga, os meus filhos vão ter que crescer imaculados de qualquer maleita identificada nas manchetes dos estudos especializados. Afinal, eu não posso ter filhos, tenho que ter exemplos!




Sofia**







1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei ler :)

Tens imenso talento! Grande blogue

http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/