setembro 20, 2017

BARCELONA (#3)

CULTURA. BELEZA. LUZ.
São estas as palavras que me vêm à cabeça quando me lembro do dia que passeámos por Barcelona. Foi só um dia e soube a muito pouco, é verdade. Há tanto para ver, conhecer, para desfrutar sem aquela sede de quem quer absorver tudo o que um novo destino tem para oferecer, que um dia apenas sabe a muito pouco... mas aguça em nós a vontade de voltar em breve!




SAGRADA FAMÍLIA. 
Uma obra conhecida em todo o mundo, bela e sem fim à vista! (ou melhor, tem. dizem que em 2026, quando passarem 100 anos da morte de Gaudi, estará terminada!) Por falta de tempo não entrámos (outro motivo para lá voltar!) mas tive imensa pena porque a avaliar pela beleza exterior, o interior deve prender-nos na imponência dos seus maravilhosos detalhes.
Mesmo em frente à Sagrada Família (cheia de turistas a tirarem a foto da praxe - impossível não trazermos fotos com estranhos!! - há um parque enorme e bastante bonito. Numa próxima visita, quero explorá-lo melhor e tirar uma fotografia de longe à grande obra de Gaudi, esse artista incompreendido no seu tempo, sem desconhecidos à frente! (risos)





A influencia de Gaudi na arquitectura da cidade foi algo que me impressionou, não só pela beleza das suas obras como pela quantidade! Em tom de brincadeira, até comentámos entre nós que deviam mudar o nome para qualquer coisa como BarGaudi ou Gaudilona!! (risos)



A viagem terminou nas RAMBLAS, pois claro, uma avenida imensa, cheia de gente e vida!
Jantámos por lá, passeámos pela avenida, vimos cada quiosque de souvenirs e deliciamo-nos com a energia que se faz sentir por lá.  

Claro que com os terríveis acontecimentos ainda tão presentes, não só nos media como na consciência de cada um de nós, acredito, pois tinha passado pouco mais de uma semana, passear naquele espaço da cidade em particular não foi inócuo! A forte presença policial e o memorial das vitimas não deixavam sequer fingir que não sabíamos o que tinha acontecido. Impossível andarmos sem olhar por cima do ombro, encostados ás laterais, atentos a qualquer movimento estranho. Claro que não deixámos passar nada disto para os miúdos. Em resposta ás perguntas sobre o memorial dissemos apenas que tinha havido um acidente...

Ás vezes é assustador, quando paramos para pensar em tudo o que tem acontecido pelo Mundo nos últimos anos, no que vemos acontecer actualmente. Este atentado aconteceu uma semana antes de viajarmos. Ficámos um pouco apreensivos e chegámos a colocar a hipótese de não sairmos do camping, não irmos a Barcelona. Mas somos ambos pessoas positivas, temos no in(consciente) a mensagem presente de que vai correr tudo bem. Além disso, o medo não nos pode impedir de viver a nossa vida, a de todos, senão vamos estar a dar força ao mal, aos que defendem os seus direitos e crenças da pior maneira possível, atacando o outro, querendo tirar-lhe a liberdade.




Por isso, quero terminar a partilha desta viagem maravilhosa com algumas mensagens positivas:

- Quando pensarem em gastar dinheiro em alguma coisa supérflua, poupem-no para viajar. Conhecer novos lugares, novas culturas, enriquece-nos de uma maneira que nenhum outro adereço faz, riqueza que vamos multiplicando de cada vez que partilhamos as nossas aventuras, as particularidades de cada cidade ou país!

- Se possível, levem os vossos filhos ou pelo menos mostrem-lhes a beleza deste mundo. E do nosso País. Ensinem-nos a respeitar as diferenças culturais, a apreciar a beleza dos locais por onde passam, a ouvir as diferentes línguas e porque não, experimentar ensinar-lhes algumas palavras "estranhas"! eles vão achar piada!

- Se tiverem uma wishlist, coloquem todos os anos um lugar novo para visitar. Não precisa ser fora do nosso maravilhoso País, basta que seja um lugar onde nunca tenham estado. Vão encontrar felicidade nessa descoberta, com toda a certeza!






Espero que tenham gostado desta partilha!
Podem ver mais das nossas viagens aqui!
Muito em breve um post com as dicas práticas para viajar com filhos e, em especial, sobre a visita a Barcelona.






Sofia**






Sem comentários: