outubro 17, 2017

não, não sou infantil!


depois de 17 de Junho deste ano, achei que o que de mais terrível podia acontecer no nosso País já tinha acontecido. fogos terríveis que desvastaram casas, empregos, famílias. 65 mortos. pior que isto era impossível. achava eu.
achei mesmo que depois destes acontecimentos de Junho, as autoridades e o governo iam começar a alterar o que já devia ter sido alterado há muitos anos, a repensar as leis, as penas e a reordenação das florestas, investir em meios e profissionalizar os bombeiros. claro que não fui ingénua ao ponto de pensar que em poucos meses tudo mudaria. não sou infantil! mas sinceramente achei que, pelo menos, a comunicação entre os maiores intervenientes da Protecção Civil, Liga Nacional de Bombeiros, Governo em geral, iria tornar-se clara, franca e sem rodeios. mas não.


ouvi as noticias de que davam conta de mais de 500 incêndios num só dia. Braga, Viseu, Aveiro, Leiria. tenho família e amigos em todos estes lugares. ouvi a chegada dos primeiros números, as primeiras vítimas mortais, enquanto assistia ao apedrejamento virtual dos responsáveis do governo, por parte dos cibernautas. serenamente, coloquei-me no lugar deles (governantes), pensei que em quatro meses seria mesmo impossível alterar problemas com décadas. não fui infantil. a meu ver.

depois, o Presidente da Liga Nacional de Bombeiros afirma na SIC que as autoridades estavam informadas de que as temperaturas e as condições no terreno podiam levar a que uma nova tragédia acontecesse e que, mesmo assim, ninguém fez nada. "assumam as responsabilidades", dizia.
os relatos de quem perdeu tudo, as imagens de quem atravessou o fogo para se salvar, o vermelho no céu escuro, o fumo, as cinzas...
e o nosso Primeiro Ministro a dizer, com todas as letras, que é muito provável que este tipo de catástrofe volte a acontecer no nosso País! 


incrédula, pergunto-me: será que em pleno séc. XXI, na era da partilha, da comunicação, dos meios mais avançados de previsão de tudo e de nada, é plausível assistirmos impávidos e serenos a este tipo de declarações??



alguém tem que fazer alguma coisa! 
não peço demissões, não peço férias para quem trabalhou tanto mas infelizmente não fez nada, só peço empatia e atitudes. comecem já a alterar alguma coisa, gastem o que for preciso para reflorestar Portugal, para reerguer as vidas consumidas, para minimizar o que podia ter sido evitado, pelo menos nas suas dimensões. 
Deixem de ser infantis e COMUNIQUEM, entendam-se, deixem as vaidades de lado. Unam-se pelo vosso povo, porque foi isso que apregoaram nas vossas campanhas eleitorais e foi para isso que votaram em vós!





A todos os que sofrem neste momento um abraço apertado.







Sofia**






Sem comentários: