setembro 25, 2012

TV vs Parenting...

Someone - Ele (Baby Boy) gosta de ver os "Xiribitis" (não sei o nome!) no Panda?
Eu - Não, ele não vê.
Someone (muito espantado)- Não vê?? E os "Roquititis?!
Eu (a sentir-me a última criatura na Terra) - Não, ele não costuma ver televisão...
Someone (a pensar: que esquisitóide é esta?!) - Ah... está bem!??
Eu - Mas ele conhece os 101 Dálmatas, e o Nemo...
Na verdade, até há alguns dias atrás, nestes (quase) 28 meses de vida, Baby Boy ainda não se tinha sentado em frente à TV por mais de 5 minutos, e raramente com o objectivo claro de estar-em-frente-à-TV-quieto-e-sossegado.
Não foi nada que tivesse sido planeado quando pensávamos na sua educação (ainda na barriga), mas foi acontecendo. Primeiro, porque no 1º ano, e segundo leituras fidedignas, os bebés não percebem o que se passa nas imagens que passam a mil à hora, cheias de luz e cor, e que são hiperestimulantes, fazendo com que, após o período normal de estou-hipnotizado-a-babar-em-frente-à-TV, eles fiquem muito agitados. Ou seja, há um período de sossego para os pais, que depois vem desorganizar o resto do dia, e quem sabe, da noite! E segundo... alguém já perdeu 5 minutos a ver o Baby TV?? Aquilo é completamente hipnotizante, até para nós adultos!!

Após o 1º ano, resolvemos comprar um leitor de Cd´s para o quarto, livros de historinhas (da Disney!)e tentar brincar com ele com muitas outras coisas, para que a exposição à TV fosse a menor possível.
Não sou fundamentalista, mas acho, sinceramente, que nesta fase, devemos evitar habituá-los a esta actividade diária, porque no fundo é isto que se passa: tal como em tudo o resto (comer, dormir, falar, bacio,...), é agora que eles criam os seus hábitos mais ou menos saudáveis, e devemos ser nós pais, a guiá-los para onde queremos.

Mas, entretanto eles também crescem, e não passam o tempo todo connosco, e eis que na passada semana na creche, a propósito do nome da salinha ser "Os anõeznhos", a Educadora resolveu passar o filme da Disney A Branca de Neve e os 7 Anões
Resultado 1: Apesar de terem cortado a cena do caçador (felizmente), Baby Boy ficou muito impressionado com a fuga da Branca de Neve, e com a Má, e com o "desaparecimento de cena" do Caçador - que ele percebeu que não tinha boas intenções!! Teve pesadelos nessa noite e tudo!
Resultado 2: Agora tem chegado a casa a pedir para ver Bolhecos, e para ver os maus na TV...
Resultado 3: Hoje vai haver reunião de pais, e eu vou ser a esquisitóide que vai perguntar se esta história da TV é para continuar...

E vocês, o que acham da TV?? :)

2 comentários:

Unknown disse...

Dou pouquissima importância á tv. A minha bebé tem apenas 7 meses mas pouco ou nada liga aos bonecos. O ruca por exemplo, vê e ouve apenas a musica, depois não quer saber.

Cisca disse...

Eu não tenho filhos mas concordo inteiramente. Fico parva ao ver miúdos pequenos (filhos de amigas), com meia dúzia de meses, colados à televisão como se a vida dependesse daquilo. E brincar com brinquedos a sério? Não percebo.. é isso e crianças que passam almoços/jantares de família em restaurantes vidrados em jogos. Está-se portanto a ver que "coitados dos meus filhos!" ;P

Cisca