janeiro 26, 2018

viagens em família - o que funciona para nós







viajar em família está a tornar-se cada vez mais giro. á medida que eles vão ficando mais velhos vão tendo mais curiosidade acerca dos sítios para onde vamos, o que vão ver de novo e onde vão ficar. fazemos jogos de adivinhas, tentamos que descubram o destino (por norma fazemos surpresa) ou cantamos algumas músicas, e desta vez até jogámos ao jogo da forca, sem papel! 
claro que há sempre alguma impaciência com as horas que passam no carro, se ainda falta muito, alguns desentendimentos, o da praxe, mas noto que estão a ficar cada vez mais tolerantes e entusiasmados com as nossas #roadtrips.

desta vez juntámos o útil ao agradável e escapámos até Coimbra! 
avisámos logo os miúdos que a viagem era um pouco longa, quatro horas. o Rodrigo já tem relógio e alguma noção do tempo, o que não o torna necessariamente mais paciente mas ajuda-o a mentalizar-se com a "perda de tempo" que é para ele estar parado no carro! saímos à noite, a seguir ao jantar e, depois de alguns jogos, curiosamente eles até dormiram um pouco. não é costume. foi uma viagem tranquila e quando eles abriram os olhos novamente já estávamos à porta do hotel (aka alojamento local).
levamos sempre água para bebermos no caminho, embora seja um pouco controlado para não corrermos o risco de estarmos sempre a parar para o xixi! agora que já são maiores, e não há tanto risco de se engasgarem ou de sujarem imenso o carro que anda sempre imaculado... (só que não!!), levamos também algumas bolachas ou fruta (maçã, pera, bananas) para saciarem a vontade de comer, nestas viagens um pouco maiores.
antes de sairmos lembramos que escolham alguns brinquedos, poucos e de preferência pequenos, para poderem brincar durante a viagem. ou brincam os dois ou pelo menos o Duarte entretem-se muito sozinho a inventar inúmeras aventuras para os seus bonecos. é certo que por vezes se desentendem, o melhor é sempre o que o outro tem, e por norma a regra é "ou se entendem ou ficam sem nenhum". costuma resultar, mas também já aconteceu ficarem sem nenhum e passados alguns minutos eram os melhores amigos outra vez. 

como estávamos perto de Viseu, onde tenho família, aproveitei para ir fazer umas visitas, e como íamos só os três e era de dia, dei-lhes os tablets para se entreterem, e deu jeito porque assim pude concentrar-me quase exclusivamente na conversa que ia tendo com o GPS. (a sério, ás vezes acho que só atrapalha! não acham?!). pelo meio, tentei que olhassem pela janela para verem a beleza (mas também a tristeza) da paisagem. todos assistimos ao horror que os incêndios provocaram no nosso País, mas ver in loco é ainda mais angustiante. a paisagem era completamente castanha e negra com alguns pontos verdes, muito poucos. acho importante que eles vão tendo noção destas realidades, do que veem e do que ouvem na televisão e que façam a ligação à realidade, mas sem alarmar nem assustar. o menos bonito, o mal, o lado negro também existe, há que saber isso...

esta é a nossa forma de viajar com os pequenos, gostava que partilhassem algumas dicas também, se quiserem.


o fim de semana foi muito muito bom e conto mostrar tudo aqui em breve!!




até já!
Sofia** 











3 comentários:

Mel disse...

apesar de tudo é muito giro viajar com eles!

Sugiro Nazaré e Évora são zonas muitas giras para passear com os pequenos!
bjs e bom fim-de-semana!

Sofia Ferreira disse...

Obrigada pelas sugestões.
Já estivemos em Évora e Estremoz quando o mais velho era pequenino. Temos que voltar!!
bjs

Magda disse...

Nós tb fazemos sempre viagens de carro, mais ou menos longas. Tenho sorte, os meus miúdos (agora 3 e 6) sempre se portaram lindamente no carro, acho que estão habituados. Desde que nasceram que andam sempre Portugal-Espanha-Portugal (onde ela nasceu e onde moram os avós).