dezembro 11, 2012

Mãe de 1ª vs Mãe de 2ª!

Não, não estou a colocar as mães em categorias, até porque, salvo raríssimas (e tristes) excepções, para mim todas as mães são de primeiríssima linha! Estou a falar da viagem, Mãe de 1ª e Mãe de 2ª! Esta que vos fala já é Mãe de 2ª viagem, e reflecte sobre as diferenças notórias...

Mãe de 1ª, às 27 semanas, já tinha berço, carrinho e cadeirinha para o carro, já tinha o básico e essencial. Os detalhes eram quase nulos. (A sério?! Numa Mãe de 1ª?! Sim... fui muito pragmática e preocupei-me com o essencial, não dei muito espaço a floreados!!) Já tinha lido (mais) livros sobre a gravidez e a maternidade,  e quase todos os dias fazia uma pesquisa na net sobre o assunto. Estava tão segura de si que logo colocou de parte a história do curso de preparação para o parto, e nem um biberão comprou, pois a amamentação iria correr às mil maravilhas... e correu! Era tudo tão novo, que procurou a melhor obstetra da cidade e fez todos os rastreios indicados. Por esta altura, tinha energia para dar e vender, tudo era lindo e belo, estava no auge do seu estado de graça. Mãe de 1ª, tinha já o primeiro bonequinho de peluche para a sua cria, comprado com amor após saber que seria um Baby Boy. Roupinhas eram pouquissimas, "logo se compra", e as poucas que tinha foram oferecidas.
Por esta altura, a realidade parecia tão distante... ia ter tempo para tudo...


Mãe de 2ª viagem, às 27 semanas, anda feliz e tranquila, pouco ou nada tem lido sobre o assunto segurando-se nos conhecimentos vindos de trás. A energia já não abunda, ou porque a sua amiga ciática ataca em força (quase) todos os dias, ou porque (quase) todas as noites acorda para acudir ao primeiro rebento, ou porque sim, ou... Nesta altura, Mãe de 2ª começa a pensar no que faz falta, no que já tem e no que ainda tem que comprar. Morre de vontade de comprar tudo o que é fofo, lindo e supérfluo (ou não), mas faz um esforço tremendo para esperar pelo Natal, já que as promessas de ofertas são muitas. Quer preocupar-se mais com os detalhes, coisa que não fez anteriormente. Quer reorganizar o quarto das crias, para preparar o cantinho do bebé pequeno, e para que o bebé grande sinta que o que é seu ninguém lhe tira! Já começou a lavar e a passar algumas peças, para que estejam prontas e cheirosinhas na altura de as colocar na mala que levará para a maternidade. A mala?! Tem que estar pronta por volta das 30 semanas, não pode ser "embrulhada" à pressa, na madrugada em que o corpo der todos os sinais de que chegou a hora H! A maternidade!? Já não falta assim tanto... Mãe de 2ª preocupa-se com o Como vai ser? não por lá, mas por cá no nosso ninho, onde ficará o maridão com o Baby Boy. Será que vai sentir a sua falta? Como irá reagir à presença do mano?! Como o vai preparar melhor para esses dias de mudança?
Mãe de 2ª está mais centrada nos pormenores pequenos do Feijãozinho, e nos grandes pormenores do Baby Boy... mas está igualmente feliz!

Follow Love on Facebook!


8 comentários:

dreams disse...

Para a mãe de 2ªviagem, já não é novidade, acho eu, que sou só de 1ª. Portanto torna-se mais prático e com mais relevância ao que na realidade importa:) beijinhos e tudo a correr bem!!!

Jardim de Algodão Doce disse...

E quando tiveres o segundo filhote vais ver que até assim será diferente. Eu consigo ser muito mais prática agora com o segundo do que alguma vez fui com o primeiro. É como dizem - com o primeiro tu pões o termómetro na água do banho, com o segundo pões o cotovelo e com o terceiro mandas o miúdo lá para dentro ehehehe. Beijos e tudo a correr bem! Ah. Lembro-me que do segundo só fiz a mala no fim, mas mesmo no fim e a cama bem, foi montada uma semana antes de ir para a maternidade e o quarto só foi decorado agora quando o mudei perto de um ano :)

Sofia Ferreira disse...

É verdade Dreams, já não é novidade mas há sempre algo diferente! :)

Sofia Ferreira disse...

Pois é JAD, já ouvi falar nessas experiências :)
Do 1º fiz a mala mesmo na madrugada, e o berço foi montado enquanto eu estava na maternidade!! bjs

Anónimo disse...

Eu, grávida de primeira viagem me confesso! Estou com 23 semanas e ainda não comprei nadica de nada! Começo agora a escolher o carrinho mas de resto acho sempre que ainda é cedo, e a verdade, é que, na minha opinião já não falta assim tão pouco tempo! Não tenho roupinha nenhuma e o quarto continua como sempre esteve! Acho mesmo que tenho de começar a pensar nas coisas com mais seriedade se não a Alice arrisca-se a nascer e ainda não ter nada pronto à espera dela!! :)

Beijinhos,
Leonor

Sofia Ferreira disse...

Olá Leonor!!!
Por experiência, a partir das 30 semanas começa a ser mais difícil fazer tarefas como lavar ou passar, andar de um lado para o outro às compras então... O melhor é ires tratando de tudo! :) Bjs

Vanda disse...

Concordo JAD... na minha segunda filha, jão não tinha o stress de querer fazer tudo bem à primeira! Quando nasceu a minha primeira, cheguei a ligar de madrugada para a Saúde24 e pensar que a menina tinha um problema na anca, porque dava esticões com a perna... afinal eram cólicas! Enfim com a segunda foi tudo bem mais sereno!! Mas confesso que tive bastante mais medo do parto da 2ª vez, talvez por saber o que podia correr mal e pensar que seria impossivel correr tão ´bem como da primeira vez... acotence que foi melhor ainda :)

Sofia Ferreira disse...

Olá Vanda!!
Engraçado que ainda ontem na creche falávamos sobre isso. As mães de 2ª todas diziam que tiveram mais medo do parto, por terem outro filho "cá fora" à espera! bjs