dezembro 07, 2012

Não nasci para ser mãe!

Depois de termos um filho, a pergunta da praxe (a seguir ao come bem, dorme bem, etc bem?) é "E então, é a melhor coisa da vida, não é?". Há quem diga que sim, há quem diga que é maravilhoso, que tudo compensa o cansaço, e há quem vá mais longe, e diga que antes de ser mãe a sua vida não fazia sentido!
STOP! É aqui que eu costumo arregalar os olhos (disfarçadamente), porque me faz alguma confusão ouvir isto. 
Tal como casar de véu e grinalda, ter filhos nunca foi o meu sonho nº 1 da adolescência. Sim, era bonito e tal, mas também podia haver outras coisas interessantes para preencher os álbuns! Acabei por conhecer o rapaz, que em homem me levaria ao "altar", num dia maravilhoso, com um vestido lindo de morrer (mas sem véu nem grinalda)! Depois de quatro anos casada, lá me decidi a ter filhos. Eu sempre gostei de crianças, a nossa relação estava sobre rodas, e o relógio biológico começava a apitar e não se calava. E eis que aos 30 chegou o primeiro!
Foi lindo? Foi! Foi arrebatador? Foi! Foi amor à primeira vista, ao primeiro cheiro, ao primeiro tudo? Foi!!!
Mas dizer que só a partir daí a minha vida fez sentido, que antes disso nem valia a pena, e que se soubesse tinha sido mãe cinco anos antes?!? No way!
Amo o meu filho mais que tudo, mas não o tinha tido antes de ter feito as viagens que fiz, de ter iniciado a minha vida profissional, de ter namorado, namorado e namorado com o pai dele, e aproveitado tão bem a nossa vida a dois. Não antes de ter vivido a minha vida, só eu e só nós!
Porquê? Porque depois de termos filhos muda tudo?? Ah, pois muda! Eles até podem dormir as noites todas, podem nunca ter mais que uma constipação, podem ser uns anjinhos na Terra, e termos sempre alguém de confiança com quem os deixar, mas a partir do momento em que os temos, em que nos tornamos mães, nunca mais somos independentes, nunca mais somos só nós, nunca mais somos realmente livres. E esta liberdade é necessária de ser vivida, para que sejamos melhores mães, e mulheres, e profissionais, e amigas... e tudo o que nos define!
Eu não nasci para ser mãe... mas sou a melhor mãe que podia ser!

Follow Love on Facebook!

7 comentários:

dreams disse...

Fazemos o melhor que podemos:) tenho um selinho para ti, se quiseres, beijinho e bom fim de semana.

Ana Morais disse...

Eu que me ando a preparar para essa nova fase, concordo com tudo o q disseste! :)

Sofia Ferreira disse...

É verdade, Dreams, e a mais não somos obrigadas :) Bjs

Sofia Ferreira disse...

Olá Ana! Bem vinda :)
Goza bem os "preparativos", que também é uma fase muito boa :))

anf disse...

Eu podia ter escrito este texto, assenta-me que nem uma luva,
conheci ontem o blog e gostei bastante,

Sofia Ferreira disse...

Felizmente assenta a muitas mães :)
Bem vinda ANF! bjs

Magui disse...

Ora nem mais... E eles são o melhor do mundo mas a minha vida sem ele tambem era muito boa!
Beijinhos