janeiro 25, 2013

Crónicas de um Curso PPP (#3)

Ontem foi tempo de falar sobre a hora H, o parto propriamente dito, com direito ao antes, durante e depois. O enfermeiro/parteiro não andou com rodeios, e repetiu várias vezes o trabalho de parto vai doer muito, que pode durar muitas horas, e que só tem de bonito recebermos o nosso filho, porque o resto é para esquecer! (Mais directo, impossível!) Mas também disse que podemos pedir a epidural e que neste hospital a política é ser o menos interventivo possível, mas tendo sempre como prioridade o bem estar da mãe e do bebé!
E a verdade é mesmo esta, um parto é um processo natural mas cheio de gritos e gemidos, fluidos e "Faça força, força! Não, agora não faça!", de belo e romântico não tem nada, para além do momento mágico que é receber o nosso filho nos braços!  E também é verdade, que se estivermos psicologicamente preparadas e disponíveis para o processo natural do nascimento, é meio caminho andado para tudo correr bem! (salvo algumas excepções!) 
No meio de todas as descrições, houve quem risse à gargalhada, quem fizesse cara de horror e quem pensasse "Mas no que é que eu me fui meter??". A sessão tinha componente prática, e uma parte era assistir a três filmes com as diferentes fases do trabalho de parto. Uma das pré mamãs, disse logo que não queria ver nada! "Então feche os olhos." respondeu o enfermeiro. Ela não fechou, assistiu aqueles curtos minutos de filme, e saiu espavorida da sala...
Pergunto-me como irá fazer quando for a protagonista da curta metragem?! ;)




5 comentários:

Magui disse...

Gosto muito destes teus posts... Escrevi um há umas semanas que falava exactamente disto porque uma amiga me veio dizer que fulana sofreu muito e demorou muitas horas e doeu muito... E eu continuo a pensar como é que ainda há gente que acha que não vai doer e que vão ser 10 minutinhos e já está... Isso existe, se calhar, mas não para 99% dos casos onde há realmente dor e onde as coisas levam o seu tempo e onde de cor de rosa e azul bebé só existe a parte em que o vemos no nosso peito!

Sofia Ferreira disse...

Ainda bem, é muito bom saber! :)
Bjs

Unknown disse...

Ao ler este post, revivi alguns momentos bem divertidos do meu curso.

Digo-te, no meu caso, tive dores "como o raio" mas... tenho umas saudades enormes deste momento... Diria que foi o dia mais divertido da minha vida ;) (e não, não sou masoquista!)

Dores à parte, tudo foi perfeito.

Vai correr bem, vais ver :)

***

Sofia Ferreira disse...

Espero que também seja uma horinha divertida, Raquel ;)

Batatafritamãe disse...

Eu honestamente não vejo vantagem em ver um filme ao pormenor do que acontece no parto.
É uma coisa que pode despoletar stress e macaquinhos no sótão.
É que tanto pode correr mal como pode correr bem, por isso de que vale especificar tanto uma coisa que ainda não sabemos como vai correr?
É verdade que é preciso preparação, mas não sei até que ponto interessa ir a esse pormenor.
Não vi filme nenhum no curso do meu 1º filho. Não percebo a necessidade disso.
Acho que o mais importante é, acima de tudo, estar informada dentro do razoável e confiar no médico.
Isto é meio caminho andado para tranquilizar a cabeça de uma grávida.
Sim, dói. Antes e depois. Mas é um processo que obrigatoriamente tem de acontecer.
Para mim não foi uma tortura. E não fiquei traumatizada.
Espero ter a mesma sorte na 2ª vez.
Boa sorte aí também ;)