janeiro 28, 2013

Dilema: assiste / não assiste?

Quando engravidei a primeira vez, entre outras coisas que para mim eram tão naturais como beber água, estava implícito que o pai da criança, meu querido marido, iria assistir ao parto. Com o avançar do estado de graça foi-nos sendo dito que o mais provável era que o mesmo terminasse em cesariana, dada a posição pélvica do Baby Boy, e por isso mesmo o tema em si nunca foi realmente  pensado ou discutido, nem nenhuma decisão foi tomada.
Hoje, quase a cortar a meta, e com indicações de que não há contra indicações para um parto natural, comecei a pensar realmente no assunto e claro, a discuti-lo com o meu querido marido. E então tem sido mais ou menos assim*:

Eu - Acho que não quero que assistas. O processo em si não é bonito, e eu vou estar muito exposta... Vão ser ais prá'qui e uis pr'ali, médico que vê, enfermeira que mexe...

Ele - Eu gostava de assistir. É um momento único na vida de duas pessoas. Vou estar lá para te apoiar, mas o meu foco vai estar no nosso filho, por isso nem vou reparar no resto.

Eu - Mas não vês, que se estiveres com ele dez minutos depois, vai ser igualmente bonito e poupas-te aquele espectáculo... biológico! Depois no recobro podemos estar os três, juntinhos!

Ele - Tu é que sabes, se preferes que eu fique no corredor à espera, enquanto ficas lá dentro com estranhos a receber o nosso filho e a cortar o cordão... 

Eu - É que eu acho que posso ficar inibida naquela situação, apesar do nosso total à vontade um com o outro, e isso não ia dar jeito nenhum. Acho que há coisas que deviam ficar apenas no imaginário...

Ele - Pensa, tu é que tens que decidir. Mas eu não acho nada disso e gostava de lá estar no nascimento do nosso filho!

E pronto, estamos nisto... Como eu gostava que em certas situações, o maridão estivesse na caixa vazia!
E vocês, que experiências têm para contar? Estão do lado dele ou do meu?! :)


* De referir que cá em casa eu sou a pragmática e ele é o sonhador, o que dadas as profissões, ninguém diria!

6 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

Eu estou do lado dele! Tive dois filhos, um deles o pai cortou o cordão , outro não porque trazia o cordão ao pescoço e o terceiro se tudo correr bem para parto natural, assim também o quero! A companhia dele durante todo o processo acalma-me. Diferente do que ficar sozinha numa sala a sentir aquelas dores todas. E depois, segundo as palavras do maridão, no momento não se pensa se é um espetáculo bonito ou não. Acredita são momentos únicos! Mas és tu que decides :)

Magui disse...

Olha então a minha experiência... Sempre disse que ele ia se quisesse e ele sempre disse que não ia e que não fazia lá falta! Chegou ao dia e foi para o quarto para me fazer companhia e quando se sentisse incomodado saía... Foi uma das tardes mais divertidas de que me lembro, enquanto eu tinha dores horríveis, ele gozava com tudo e mais alguma coisa, filmava, fazia-me rir, chegou à hora e ele ficou e diz que não o incomodou nada! Não cortou o cordão porque não estava à espera de poder e na altura vacilou, mas se fosse hoje de certeza que tinha cortado... Posso dizer que tive um parto doloroso, demorado, mas muito divertido...
Por mim se eles querem ir é deixá-los ir...

Unknown disse...

Same here!
E, no meu caso, foi cesariana!
Era suposto ser parto normal, mas, no último momento, tivemos de alterar os planos. Como a médica sabia que o Papá aguentava o desafio (pois já tinha filmado alguns partos e cesarianas, para uma série de televisão), convidou-o a assistir.
Além de ter sido um "forrobodó" de alegria e música na sala (sim, de cirurgia), ele foi o meu grande apoio, quando o pico de adrenalina caiu e eu percebi que era Mãe...
Dores à parte, foi tudo perfeito :)

Podes pedir que ele fique sempre ao teu lado, que não passe para o fundo da cama. Tens o apoio, ele pode cortar o cordão (se o médico assim o entender) e não vê nada que não queiras...

***

Anónimo disse...


Não preciso de dizer mais nada...

E nem foi nada combinado/encomendado!

"Obrigado!"

Beijinhos...

Lov-U!

Gi disse...

Senti muita falta do meu marido na sala de partos (que depois se transformou numa péssima cesariana). Mas, confesso, que dou graças por ele não estar presente em determinadas alturas do processo.... Se vai estar num próximo? Gostava que sim, nem que fosse para o culpar daquilo.

CS disse...

A minha foi cesariana. Gostava que ele estivesse dentro em vez de ter estado no corredor.
Talvez num segundo :)