junho 18, 2013

Um presente com carinho!

É natural que no segundo filho, sobretudo se for do mesmo sexo que o primeiro, não seja necessário fazer grandes compras, afinal tudo o que era preciso foi comprado ou oferecido quando chegou o primogénito. Quando o D. nasceu, os amigos que nos vieram visitar trouxeram-lhe uma lembrança, outros perguntaram o que realmente precisávamos e eu sugeri fraldas, que é coisa que faz sempre falta. Outros houve que não ofereceram nada, mesmo nada, e foi algo que me fez um pouco de confusão, não pelo valor material mas pelo lado sentimental da coisa. Lembro-me que do R. até era um exagero de tanto que amigos e família queriam oferecer, como por exemplo no Dia da Criança,  o R. com três dias de vida (literalmente) receber prendas, que eu na altura achei um disparate, e agora o D. a contar já com três meses... não recebeu nada! (Ah, mentira, recebeu uma prendinha da minha irmã!). Mas adiante. 

O que eu quero dizer é que quando as coisas práticas já não fazem falta, porque já se tem tudo ou porque os pais querem comprar à vontade deles, há sempre presentes originais para oferecer e que podem ter significado para a vida toda! Andava a passear por este blog e vi esta ideia que achei um amor! Uma amiga da blogger, consultou pessoas importantes da sua vida para lhe darem uma lista do que achavam mais importante em relação à maternidade. Depois, compilou tudo num caderno onde fez desenhos a aguarelas... e o resultado foi magnifico!

via Cup of Jo


Eu achei lindo, simples e tão profundo! Ficam aqui algumas das dicas reveladas neste livro, as que achei interessantes e úteis:

- Ouve as preocupações e alegrias dos teus filhos cuidadosamente e com respeito.

- Os pais erram, é normal. Não há mal nenhum nisso!

- As crianças adoram ajudar em casa. Dá-lhe meias para dobrar, ervilhas para descascar, ou copos de plástico para lavar. Vais ver como se entretém e fica todo orgulhoso por ajudar.

- Faz um programa diferente sem aviso prévio. Por exemplo, tirá-los da escola e levá-los para almoçar.

- Não os chame a atenção quando lhes tirar fotos. Vai estragar o momento... e a fotografia!

- E este, que achei lindo, mas acho que não deve ser traduzido :)

"Normal day, let me be aware of the treasure you are. Let me learn from you, love you, bless you before you depart. Let me not pass you by in quest of some rare and perfect tomorrow. Let me hold you while I may, for it may not always be so. one day I shall dig may nails into the earth, or bury my face in the pillow, or stretch myself taut, or raise my hands to the sky and want, more than all the world, you return." - by May Jean Irion

Se têm amigas grávidas e que não sabem o que lhes oferecer, fica aqui uma ideia original!
E vocês, que conselhos têm para dar sobre o que aprenderam com a maternidade até hoje?

Sem comentários: