dezembro 20, 2013

O melhor do Natal...*

… são as prendas!?
Adoro o Natal, sempre adorei. A reunião da família à volta da mesa, os sonhos de abóbora, os enfeites pela casa, as luzinhas a piscar, a ansiedade por esperar pela meia noite para abrir os presentes… é mágico. Desde que fui mãe que esta época começou a ter um sabor ainda mais especial. Passar esta magia aos meus filhos, ver a alegria dele(s) quando abrem as prendas, enfeitar a árvore com adereços mais infantis, contar histórias sem fim sobre o Natal e sobre Jesus.
Mas hoje venho falar sobre um tema que talvez seja o que mais nos ocupa a mente nesta época: as prendas! O que oferecer às crianças da família, aos nossos filhos, aos nossos sobrinhos and so on, sem ficar na bancarrota! Afinal, o Natal é deles, não é’ Apesar de achar que sim, posso dizer que sou um pouco pragmática neste ponto e evito dar “quinquilharia” que só vai servir para encher os quartos dos miúdos de… lixo! (Desculpem, mas é verdade!) E como evitar o stress e o cansaço que é comprar estas prendas nesta época que se quer mágica?
Eu sigo estes pontos:
1) Crianças muito pequenas, até aos dois anos, ofereço roupa. Nesta idade eles sujam-se imenso, e roupa é coisa que faz sempre falta. Além disso, ainda estão numa fase em que o que mais gostam no Natal é de remexer nos papéis de embrulho e nas fitas, e nem querem muitas vezes saber da prenda propriamente dita.
2) Em relação à roupa compro peças em algodão, práticas e mais neutras para não chocar com os gostos dos pais e para poderem ser usadas no dia a dia.
3) A partir dos três anos ofereço: livros ou jogos. Tenho sempre em conta o tipo de vida e os gostos da criança: se os pais lhes costumam ler histórias, se têm irmãos ou amigos próximos com quem possam jogar, os interesses do menino/menina no que diz respeito aos bonecos da moda, para escolher o livro ou jogo que mais lhe chame a atenção. Por exemplo, este ano as crianças da família vão todas receber jogos!
4) Fazer um breve estudo de mercado! (risos) Calma, nada que dê muito trabalho, basta darmos uma vista de olhos quando vamos às compras para podermos comparar preços. Mais uma vez, este ano comprei os jogos numa grande superfície (Jumbo) e gastei apenas €23,00 com 6 crianças! É possível, e os jogos são engraçados, didácticos e ainda têm como protagonistas os seus heróis preferidos!
5) Os livros também se podem comprar a bom preço numa grande superfície comercial ou na Bertrand que tem uma óptima campanha para quem tem o cartão da loja (gratuito).
6) Evito ir às compras com os meus filhos, não só para não lhes estragar o lado misterioso do Natal, mas também para evitar o cansaço as birras deles e o meu as minhas! :) O ideal é um fim de tarde de um dia de semana, ou numa manhã, mas umas semanas (2?) antes do dia 25!
7) Por fim, mas não menos importante: ter sempre em mente quanto queremos gastar. Idealizar um budget por criança – e levar uma lista com os seus nomes e idades, ajuda imenso – e esquecer o cartão de crédito em casa!
De uma maneira geral, vamos tentar ser práticos e aliar esta maravilhosa época com a alegria dos mais pequenos, sem ficar com os nervos em franja!

* Post Limetree - Ver aqui no Mãe Querida
Feliz Natal e tudo de bom para quem está desse lado!!!

Sem comentários: