abril 13, 2014

Afinal, eu também faço "um maravilhoso bacalhau"...

Nos últimos dias, tem sido só elogios do filho grande em relação aos meus dotes culinários. "Mamã, fazes papinhas mesmo boas!", diz ele.
Por estes dias, recordo uma entrevista com Rita Ferro, em que referia qualquer coisa sobre o papel das mães na vida dos filhos, que muitas vezes é lembrado e reduzido apenas ao "maravilhoso bacalhau que fazem ou faziam".  Lembro-me, quando ouvi isto, de ter pensado do alto da minha (quase) licenciatura em maternidade, que comigo provavelmente não seria bem assim, afinal eu não faço só papinhas boas: Eu vou ao parque, empurro o baloiço, amparo a queda do escorrega, faço desenhos, brinco aos super heróis (embora não tenha o menor jeito), dou miminho à noite (e de manhã, e à tarde), faço o dia da surpresa, aconchego na febre, digo sim, digo não, digo que os adoro a toda a hora. Logo, comigo, a lembrança seria muito mais rica...
Por estes dias, e no contexto dos elogios, pergunto-lhe:
- E mais? O que é que a mãe faz mais? 
- Mais? Sopinhas boas! 
- Sim, e mais? A mãe só faz coisas boas para comer? 
- Sim! E puré!! O puré da mãe é mesmo bom!!

Suspiro. Entendo que só tem três anos, a conversa é a do momento, ainda não abrange o tudo que faço com ele fora deste contexto. Aguardo que passem uns (bons) anos, para que alguém lhe pergunte: o que recordas mais da tua mãe? e espero que não se resuma ao meu maravilhoso puré! :)


Sem comentários: