junho 14, 2014

eu minto, tu mentes, ele mente... *

Educar os filhos é tramado, dá trabalho, sobretudo porque educar é fundamentalmente dar o exemplo. Passamos a vida a transmitir-lhes os melhores valores, para que eles venham a ser melhores pessoas, mas por vezes somos apanhados na rede e tropeçamos. Aconteceu-me no outro dia, quando fomos ao shopping e estava lá um insuflável gigante, e o R. insistiu que queria andar, claro. Até aqui nada de mais. Mas a diversão era só para meninos com cinco anos ou mais... e o R. a insistir com aquela carinha de anjo que queria andar... e ele é alto, já mais que uma vez lhe deram cinco anos... e ele insistia... mas era só para meninos de cinco anos... Até que a mãe (eu) fraquinha, deixou-o ir, com uma recomendação: 

- Se te perguntarem a idade dizes que tens estes! (disse eu, abrindo a mão e mostrando-lhe todos os meus dedos!) - ainda não tinha acabado a frase e já estava a dizer mal da minha vida... no que é que eu me fui meter!?!

- Mas... mas eu não tenho mãe! (ele de olhos esbugalhados, num misto de espanto e euforia por infringir as regras) Assim vou mentir, mãe, pois é?!

(Entretanto eu desviava o olhar, na esperança que ele esquecesse a minha recomendação e já agora, o "insuportável" gigante cheio de crianças aos pulos e a escorregar. Fiz tudo errado, eu sei! E ele não esqueceu...)

Lá fomos até ao dito, e ele insistia que não podia mentir, e mostrava-me quatro dedos da mão, a sua idade real! Quando chegou a vez do R. entrar, o monitor perguntou-lhe a idade:
- Tenho estes! (convicto, abriu a mão e mostrou todos os seus cinco dedinhos, e lá foi todo contente, não sem antes olhar para mim em jeito de cumplicidade).

Ele ficou feliz da vida e eu... bem, eu sou mãe logo todo um diálogo entre personagens imaginárias e oriundas de uma educação católica se formou na minha cabeça...
O diabinho que tenho no ombro esquerdo aplaudiu: Boa! Incentivaste o teu filho a mentir, deste o exemplo e ele obedeceu-te em seguida! Parabéns!!!
Já o anjinho, no lado direito, reprovou: Tsss, tsss, shame on you, mom!  
(Dar ouvidos a quem?!)


* A propósito das mentiras, partilho com vocês este post que achei muito interessante! ;)



                                      FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN



Sem comentários: