setembro 23, 2014

Check list para todas as grávidas em fim de tempo *



- É importante saberem que o trabalho de parto pode ser muito rápido, mas que o mais provável é que dure algumas (muitas) horas. Que para que essas horas passem, da melhor maneira possível, é preciso terem uma mão, a mais serena e segura, aquela que vocês escolheram para vos acompanhar, para poderem apertar com força, do principio ao fim, e com vocês receber o vosso filho/a. É importante estarem confiantes de que o vosso corpo vai acompanhar a vossa mente, e com calma o vosso filho/a nascerá sem qualquer problema.
- É importante terem a roupinha do bebé preparada, um berço que o receba em casa, um carrinho para o passear na rua. É importante, terem pensado nas fraldas e toalhitas, na mantinha e no boneco fofo a fazer pandant. Mas não é fundamental.
- É provável, muito provável, que tenham leite suficiente para o vosso filho/a, e que se seguirem os cuidados que vos ensinam na maternidade, com o tempo, tudo corra bem com a amamentação. Mas é importante saberem, que cabe apenas a vocês decidir se querem ou não amamentar. Certamente, amarão o vosso filho intensamente, qualquer que seja a decisão.
- É provável que toda a família, que vos quer bem, tenha curiosidade em conhecer o bebé, saber os pormenores do parto, encher-vos de mimos e prendas e visitas. Mas é também importante, que tenham a capacidade de demonstrar, com igual carinho, que estão cansados, que querem estar sós, ou que preferem as visitas mais tarde. Todos compreenderão.
- Podem ter a sorte de ter um bebé calmo desde o principio, que dê noites tranquilas desde sempre, e que só o oiçam para comer ou mudar a fralda. Mas também é possivel, que o vosso recém nascido chore muito, sem querer saber se é dia ou noite, se a mãe dormiu ou tomou banho, se o pai tem que ir trabalhar no dia seguinte ou se jantou na noite anterior...É possível, que este novo habitante do vosso ninho, vos vire a vida do avesso, troque as horas e as rotinas, e que vos deixe a questionar as razões porque quiseram ser pais. É normal, não há que ter culpa, há que saber parar, pedi ajuda se assim o desejarem, e apoiarem-se muito um no outro para seguirem nesta aventura, agora a três. Com o tempo, encontrarão a vossa (nova) rotina.
- Vão ouvir muitas vezes que o vosso bebé chora porque tem fome. Para os outros, o choro de um bebé é sempre devido a fome mas com o tempo, vocês mães, que estão com ele 24/24h, vão identificar o choro de fome, desconforto, da fralda suja ou apenas de colo. Vocês é que sabem.
- Vão certamente ouvir, talvez ainda na maternidade, para não lhe darem muito colo, não o deitarem na vossa cama, no fundo, para não o habituarem mal. Imaginem, um ser tão pequenino, que andou nove meses a ser embalado pelas vossas caminhadas, a adormecer ao som da vossa voz, quente com o vosso calor, agora sai de vocês e habitua-se logo a estar no berço e só chorar pelas razões que vos convêm?! A decisão é vossa, mas eu acho que o mimo nunca estragou ninguém... e um recém nascido...
- Por último, aproveitem todos os momentos com esse filho que tanto desejaram, e tenham em mente que a maternidade não se aprende, é um instinto que nasce com esse amor, e vocês mães (e pais) vão fazer tudo bem.

(Ah, desejo a todas uma hora muito pequenina!)




* (a pensar na minha cunhada que está prestes a ter o primeiro filho!)







                                       FACEBOOK - INSTAGRAM - PINTEREST - BLOGLOVIN

6 comentários:

Si Lima disse...

Ain, ser mãe deve ser a coisa mais linda do mundo. É algo que desejo muito e que espero conseguir ser a melhor possível. Realmente, principalmente pra mãe de primeira viagem, é um desafio bem grande. São experiências diversas.
No mais, que todas, inclusive sua cunhada, tenham uma boa hora ;)

beijoo'o
http://flores-na-cabeca.blogspot.com.br/

Susana Andrade disse...

Obrigada ;o) Este é sem duvida um texto MUITO verdadeiro ! estou no fim da minha 2ª gravidez, de quase 38 semanas e avizinha-se uma nova vivência para nós a de ter um filho de 3 anos e um outro quase para nascer. Nem tudo são rosas mas sempre podemos colorir as nossas vidas da melhor forma que sabemos e podemos.
beijinhos

Inspired disse...

Ah, tão bom! Um texto onde não há fundamentalismos! Onde se fala do amor e da liberdade de escolha! :)
Uma hora pequenina!

Beijinhos

Sofia Ferreira disse...

É muito bom mesmo, Simone! Obrigada

Sofia Ferreira disse...

Susana, fui mãe pela 2ª vez quando o mais velho tinha quase 3, também. Isso dará outro post! :)
Bjs e tudo a correr bem!

Sofia Ferreira disse...

Obrigada, Inspired. Bjs