janeiro 09, 2015

Inveja

Ás vezes invejo as fotografias de outros blogues. As salas impecáveis e sempre arrumadas, os quartos que parecem saídos de uma revista de decoração, os miúdos estão sempre penteados, bem vestidos e a fazer pandant com os irmãos. Ás vezes sinto uma certa inveja. Bolas, queria mesmo ter uma casa assim, as minhas fotografias iam ser tão mais giras! 
Mas o meu maravilhoso sofá tem que estar convenientemente tapado, pelo menos os assentos, caso contrário o Duarte enche-o de manchas de bolacha maria. Há sempre um cesto de brinquedos na sala, agora mais a ver com o resto da mobília mas não deixa de ser de brinquedos, que muitas vezes andam espalhados pelo chão. O quarto deles não é muito grande, e embora tenha uma decoração clean, tem sempre roupa há vista, ou uma cama por fazer, ou mais brinquedos desarrumados. A cozinha, onde muitas vezes faço biscoitos ou  plasticina com eles, não é muito grande, e tem sempre coisas na mesa, ou garrafões de água à mostra no chão, ou qualquer coisa que não enquadra bem na fotografia. Não é por isso que deixo de as tirar, nem pensar, o mais importante é apanhar-lhes os gestos, as emoções, os momentos. Mas não deixo de pensar que fosse outra a casa, o enquadramento seria muito melhor.
Depois há a apresentação deles. Quando estão em casa andam o mais confortável possível. O Rodrigo adora passar os dias pijamoso, como ele diz, e eu deixo. Apanho expressões muito engraçadas ao Du, mas geralmente é quando ele está a comer, cheio de sopa no babete (sem folhos) e comida espalhada pela mesa. De resto são rapazes, gostam de correr, trepar, fazer aventuras, e camisas e calças finas não condizem com este cenário... (Mas e os outros, como brincam sempre com aquelas roupas?!)
Depois penso no privilégio que tenho quando vejo o sol nascer da janela do meu quarto, e na luz maravilhosa que entra na cozinha logo pela manhã, ou no sol que nos aquece nas tarde de inverno e nos acompanha na sala. E passa. Olho para eles, vejo os sorrisos de felicidade, a alegria salpicada com pedaços de massa, e penso que eles vão gostar de ver estas imagens mais tarde, sem ligarem à roupa que vestiam. E passa. Quando faço os nossos álbuns, consigo sempre encontrar fotografias que aliam a beleza dos momentos vividos com a estética ditada por alguns. E passa.


Inveja, quem a não tem? 

7 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida, percebo a sua "inveja", mas ter a casa sempre arrumada e os filhos sempre arranjados dá um trabalho do caraças ( peço desculpa pela expressão)!!!! É óbvio que não é possível estar sempre impecável, mas será que esses blogues de que fala receberiam tanta visita se mostrassem ranho, migalhas e fraldas sujas? Bom, eu penso que não! Também, confesso que não sei se me apetecia ver as nódoas do sofá dos outros, prefiro ver imagens bonitas que me fazem sonhar... Esta é a minha opinião, para desgraças já basta a que nos entra todos os dias pela televisão, radio, jornais, e por vezes a nossa própria vida...A inveja é um sentimento feio, espero que se consiga resolver, e não "stressar" com a "suposta" perfeição dos outros, pense talvez em melhorar a sua própria vida e tentar talvez ser mais organizada! Também tenho rapazes, e tento os manter arranjadinhos, tenho brinquedos espalhados mas tento que fiquem arrumados no fim da brincadeira, ser mãe dá uma trabalheira do caneco!!! Beijinhos e desculpe se fui um pouco dura

Sofia Ferreira disse...

Caro anónimo, tão bom que passou por aqui, perdeu o seu tempo com extenso texto só para me abrir os olhos e me ajudar a mudar de vida!! Bom ano!

Anónimo disse...

Sabe uma coisa? É possível tirar a miúda do bairro, mas tirar o bairro da miúda é que é mais difícil!!!
Não a queria ofender, não pretendia abrir os seus olhos nem fazer com que mude de vida, apenas exprimir a minha opinião, se tem o blog aberto ao publico devia lidar melhor com os comentários...

Sofia Ferreira disse...

Pois...

Anónimo disse...

UM GRANDE LOL PARA SI!

Anónimo disse...

Sofia, adorei o seu texto e revejo-me imenso nele. O anonimo, que lhe escreveu a tristeza que lhe vai na alma, tem de certeza um blogue e vive á conta desse blogue perfeito, do mundo perfeito ....mas é mesmo isso. Temos que pensar que o trabalho desse anonimo é o blogue e que tem todo o tempo do mundo para arrumar a casa, e ser a pessoa perfeita que é, e ao mesmo tempo, triste e frustrada para deixar comentarios deste genero no seu post. Parabens! ass:uma mae imperfeita, desarrumada, que nao gosta de cozinhar todos os dias por obrigação ...e tantos outros defeitos!

Sofia Ferreira disse...

Bjs Anónimo II. ;)