março 18, 2015

Bolo de gengibre e limão para o PAI

Ele adora limão e gengibre e mel. Eu, quando vi a receita no blog da Ana, achei que não precisava de procurar mais: era este o bolo ideal para a festa dos 35! E não me enganei... experimentem!


Ingredientes
150 g manteiga s/ sal; 125 g açúcar mascavado escuro; 200 g caramelo líquido; 200 g de mel; 2 c. chá gengibre fresco picado; 1 c. chá canela; 300 g farinha; 250 ml leite; 2 ovos grandes batidos; 1 c. chá bicarbonato de sódio dissolvido em 2 c. sopa água morna.

para o Glacé de limão
2 c. sopa sumo limão; 175 g açúcar em pó; 5 c. sopa água morna.


Como fazer
Forno a 170º.
Num tacho derreter a manteiga com o açúcar, o caramelo líquido, o mel, o gengibre e a canela. 
Fora do lume, juntar o leite, os ovos e o bicarbonato de sódio. Numa tigela, colocar a farinha e juntar os ingredientes líquidos, mexendo bem com uma vara de arames. 
Colocar numa forma* previamente untada e levar ao forno cerca de 45 minutos. (Não deixar cozer demais).
Quando o bolo estiver frio, preparar o glacé. Bater o sumo de limão com o açúcar em pó e juntar a água gradualmente. O glacé deve ficar espesso. Espalhar em cima do bolo e deixar endurecer antes de cortar.


É um bolo um pouco pesado, mas o travo do gengibre combinado com a frescura do limão torna-o delicioso! E se não tiverem aniversários à vista, experimentem já amanhã e surpreendam o PAI aí de casa.

Bom apetite!




* utilizei uma forma redonda de 22 cm.




Sem comentários: