julho 20, 2015

Segunda é dia de partilha: 15 dicas para uma vida mais simples!*

Acho que todos procuramos maneiras de tornar a nossa vida mais simples de forma a podermos aproveitá-la melhor. Aproveitando este ambiente de férias e descontracção, a que sucede normalmente um período de reflexão do tipo "Depois das férias vai ser vida nova!" deixo-vos estas dicas que li e que vou tentando por em prática. Espero que gostem! :)


1. Livra-te dos bens desnecessários. Por aqui a mudança de casa foi um óptimo pretexto para nos livrarmos do que não precisamos (e mesmo assim, ficou alguma coisa). Demos por nós a ver coisas que já nem sabíamos que tínhamos e a pensar: para quê guardar?! Claro que algumas coisas têm valor sentimental, mas o importante é lembra-mo-nos dos momentos que passámos com elas e as memórias que guardamos. A regra do 1 para 1 pode ajudar: se comprares algo novo, doa algo velho.

2. Rodeia-te de pessoas boas. Às vezes pode ser difícil reconhecer um relacionamento que não é positivo. É bom manter um pequeno círculo de verdadeiros amigos ao nosso redor e depositar neles o nosso tempo e atenção. Nem sempre é necessário cortar o relacionamento menos positivo completamente, basta manter espaço suficiente para nos mantermos sãs.

3. O teu tempo é valioso. Desperdiçamos demasiado tempo com coisas sem importância, que não nos fazem bem ou que simplesmente não nos acrescentam nada. Aprender a usar o nosso tempo com coisas que são importantes para nós e para os que nos são mais queridos pode ser uma mais valia para sermos mais felizes.

4. Pensa positivo. Muitos de nós passamos tempo demais preocupados com o passado e o futuro em vez de viver no presente e ao fazê-lo, perdemos uma série de momentos felizes. É bom preocupar-nos de uma maneira geral, mas estar constantemente a pensar "e se" pode ser muito desgastante. Tenta ser optimista, e quando algo dá errado, pensa positivo e dá a volta por cima!

5. Organiza as tuas metas. Todos nós temos uma bucket list, coisas que queremos fazer até determinada altura da nossa vida.  A melhor maneira de começar é fazer uma lista de coisas que queremos realizar e perceber o que é mais importante para nós. Colocar essas coisas em
ordem e dar a cada meta uma data-alvo, com tempo para concluir cada tarefa mas sem nos desleixarmos. Não resulta iniciar mais do que um objectivo de cada vez, porque não nos conseguimos focar, e ter o marido, namorado ou amigo/a a acompanhar-nos pode ajudar a manter os nossos objectivos.

6. Limpa o teu armário. Há certamente roupa que não vestimos há anos, coisas que já nem nos servem ou que já nem nos imaginamos a vestir, certo? Aqui ficam duas ideias: 1) virar os cabides do armário para trás. Sempre que usares um item, vira para a frente gancho; ao fim de 6 meses ou um ano, elimina quaisquer roupas que estão em cabides que não foram usados (ou seja, que não tenham sido virados para a frente). 2) Já existem alguns grupos no Facebook (como este) que promovem a venda de artigos de 2ª mão. Adere a um e coloca lá a tua roupa. O armário pode ficar mais vazio e a carteira mais cheia! ;)

7. Come melhor. Opta por doces naturais quando te der vontade de atacar os doces. Por exemplo, eu como meia banana com duas colheres de chá de manteiga de amendoim crunchy (compro no LIDL). É delicioso! Ou duas tâmaras, também são bem docinhas e enganam a gulosice!

8. Desliga. No mundo em que vivemos hoje há sempre algo para ler, ouvir, ver, partilhar. Às vezes nem damos conta do tempo que passamos ao telemóvel, tv e computador. Eu tenho sentido isso e desliguei um pouco, tento ver o que é realmente importante para mim, o que me traz algo de novo. Tento também que os meus filhos percebam que podem divertir-se muito mais longe da televisão, embora por vontade deles podiam passar o dia a babar em frente ao ecran!

9. Alimenta as relações à tua volta. Toda a gente anda a correr de um lado para o outro. O tempo é curto para dividir entre trabalho, família, trânsito, actividades, tarefas. Às vezes é impossível encontrar uma hora para estarmos juntos, mas é verdadeiramente essencial. As nossas amizades mantêm-nos sãos, fazem-nos rir, aceitam-nos como somos e ouvem-nos quando precisamos. Fazer um esforço para tomar nem que seja um café, uma vez por semana ou de quinze em quinze dias é muito importante.

10. Uma coisa de cada vez. Como seres humanos, nós somos capazes de equilibrar muitas coisas ao mesmo tempo, ou pensamos que sim. Mas cada tarefa é feita com menos foco e cuidado, o que por vezes acaba mal, além disso, cria stress o que pode tornar as coisas mais difíceis. Fazer uma lista por ordem de importância pode ser útil, desta forma podemos completar o trabalho com confiança e facilidade.

11. Não guardar rancor. É difícil viver feliz quando mantemos coisas do passado que nos magoam. Faz as pazes com amigos ou familiares e perdoa-os pelas suas imperfeições. Pelo menos tenta, a vida é curta...

12. Combate os maus hábitos. Todos nós temos algum! Eu, por exemplo, roo as unhas. Detesto! Já tentei combater isto mil e uma vez, mas sem sucesso. Shame on me...,Talvez seja desta. Facilita definir uma meta e pedir a alguém próximo de nós que nos cobre pelo objectivo. Começamos hoje?! 

13. Criar uma rotina. A vida é muito mais fácil com organização e planeamento. Sim, é óptimo sermos espontâneos, mas se tivermos uma rotina criada logo de manhã, prepara-nos muito melhor para o dia de trabalho e tudo parece correr melhor! Por exemplo, se criarmos uma rotina de exercícios logo cedo, haverá menos probabilidades de falhar. Se planearmos um dia para compras de supermercado por semana, dificilmente vamos ficar às voltas em frente ao frigorífico  pensar no jantar!

14. "Less is the new black". Às vezes queremos coisas que assumimos que nos farão mais felizes, ou só porque fomos bombardeados com posts de bloggers ou celebridades que são bem pagas para o fazerem. É fácil entrarmos na onda de nos compararmos com os outros, querermos o que os outros têm. Mas temos que nos esforçar para perceber o que é realmente importante para nós, o que nós queremos realmente. E como pais, temos que lembrar os nossos filhos que as pessoas não são definidas pelo que têm, mas pelo que são, e dar o exemplo é a melhor forma de o fazer!

15. Me Time. Podem ser de 10 minutos ou uma hora, o necessário para nos mantermos sãs. Fazer yoga ou meditação, uma massagem ou ler um bom livro. Tempo só para nós!


Aqui ficam mais algumas fontes que vos podem interessar:

Este livro.
Este site.
Estes exercícios.
Uma lista que pode ajudar! 


Se quiserem acrescentar algo mais, estejam à vontade!

Boa semana,

Sofia**









*Adaptado daqui!