outubro 27, 2015

Como acordar mais cedo... e com prazer! *



As horas passam e nós não damos conta até deitarmos a cabeça na almofada. Aquela sensação de cansaço, de quem nem consegue ler um livro, mas sente que tinha tanta coisa para fazer ou que gostava de ter feito. E não falo da roupa para passar, ou da lista de compras para a semana, refiro-me aos hobbies, aquilo que nos dá alegria e que alimenta o nosso lado criativo. 
Por aqui, quando acabo de deitar os miúdos (21h30) estou pronta para ir para a cama. Muitas vezes não vou, fico um pouco mais no sofá, mas muitas vezes acabo por nem ver um episódio inteiro das minhas séries preferidas (Gotham, Walking Dead, Good Wife - já começou??). Quem trabalha a tempo inteiro e tem filhos deve saber do que falo. Ou quem não tem filhos, mas trabalha longe de casa... enfim, cada caso é um caso.
Sinto falta de escrever mais no blogue, de trabalhar nas minhas fotos, experimentar receitas e de voltar ao exercício físico, mas não tenho conseguido dar conta do recado, por assim dizer. Cheguei à conclusão que não é depois das dez da noite que vou fazer alguma coisa, e por isso comecei a marcar o despertador para as sete, depois seis e meia, mas acho que o ideal são mesmo as seis da manhã! Eu gosto de acordar devagar, com calma, e não me passa pela cabeça saltar da cama directo para o tapete (de ginástica) ou para o computador. Por isso, hora e meia antes de os acordar (devagarinho) acho que é o ideal! Até tenho deixado o telefone na cómoda, para ter que me levantar quando toca o despertador, mas a verdade é que o desligo e volto para a cama, o que corta com os meus planos e as manhãs acabam por ser o rengue-rengue de sempre. Ninguém disse que era fácil!
Há uns dias encontrei um artigo que dizia que a força de vontade, para alcançar um objectivo, deve ser treinada. Não sei. Sei que vou andar sem dúvida mais feliz se conseguir manter alguns dos meus hobbies preferidos em acção, e se para isso tiver que acordar uma hora mais cedo, não me parece que seja um grande sacrifício mas sim um factor de motivação.

Dei conta que deixar apenas o despertador longe de mim, não é suficiente, e elaborei uma pequena lista de factores que eu acho que me vão ajudar (a partir de amanhã) a sorrir mais. (arranjarmos tempo para o que realmente gostamos, faz-nos sorrir mais, certo?)

Eis algumas das coisas que vou começar por fazer:

- Planear a manhã seguinte.
- Deitar por volta das 23h. Se for depois muito depois disto, o meu plano matinal fica automaticamente arruinado!
- Abrir as janelas, e dar os bons dias ao sol das manhãs! (aproveitar a mudança de horário. Acordar de noite também não ajudava muito!)
- Criar uma rotina que combine com o meu tipo de acordar, e que me ajude a dar os bons dias a mim mesma, ainda no silêncio das manhãs.
- Repartir os dias da semana consoante os meus interesses (exercício/blogue/fotografia/ritual de beleza).
- Preparar um bom pequeno almoço, que dê vontade de comer com os olhos (coisa que já vou fazendo, mas não tanto quanto gostaria).
- Não ser demasiado rígida com os meus planos. O objectivo é conseguir arranjar tempo para mim, para o que me faz falta no dia a dia, e não ser uma obrigação que me põe maldisposta de cada vez que não o fizer.


E desse lado, quando arranjam tempo para vocês? Algumas dicas que queiram partilhar? Adorava saber!


Sofia**



* este post foi escrito a três tempos, porque ainda não comecei a rotina matinal! ;)


6 comentários:

sandra disse...

Como te compreendo, depois de deitar os miúdos e fazer as tarefas como arrumar a cozinha, estender a roupa ,preparar as mochilas para o dia seguinte, já estou morta tinha imaginado fazer algum exercício á noite pois tenho passadeira mas estou de tal forma exausta que só penso na cama, quando o despertador toca as 06:30 é quase preciso uma grua para me levantar depois é a luta contra o relógio.
Deixei de fazer pequenas coisas que gosto, de ter tempo para mim o que é um erro antes de sermos mães ,esposas ,profissionais, somos Mulheres e esquecemo-nos disso,tal como tu também ando a estudar uma mudança :)

By Joana R disse...

Bem eu não diria melhor! Espero que consigas e espero colocar também algumas coisas em prática.

Li disse...

Revi-me completamente nas tuas palavras...o problema é mesmo pôr em prática...mas temos que ser perseverantes :)
Beijinhos!

Sofia Ferreira disse...

Esta semana ainda não consegui pôr em prática, ainda por cima o mais pequeno ficou doente... mas parece que todas as desculpas são boas, não é??
Hoje estou aqui, sem uma hora de sono completa, e estou bem! Porque raio me há-de custar levantar 1h mais cedo??

Beijinhos meninas! ;)

Magda disse...

agora que já passou algum tempo, responde-me, conseguiste? Eu ando a tentar disciplinar-me há imenso tempo. Estou em casa, não trabalho fora e ainda assim só consigo arranjar tempo para fazer o que gosto depois de os deitar tb por volta das 21h30. fico sempre acordada até tardissimo, porque preciso de me distrair. Claro que depois de manhã é uma dor de cabeça para me levantar.

Sofia Ferreira disse...

Não na totalidade, Magda... mas decidi deixar para Janeiro! Agora é quase impossível!

Beijinhos ;)