janeiro 05, 2016

2015



Entrei em 2015 cheia de certezas que seria um ano de mudança. Dia 1, um dia lindo e frio, passeámos até o sol se pôr e tirámos as primeiras fotografias do ano. Janeiro passou, com algumas idas ao hospital com o Du, nada de grave, mas com muitos cuidados e resguardo em casa. Tirei fotografias à minha irmã, grávida. Em Fevereiro, eles vestiram-se de super-heróis e o meu pequeno celebrou 2 aninhos, numa festinha caseira só com amigos e mais tarde com avós e tios. Continuei com as minhas corridas. Março foi um mês muito especial. Preparei-lhe um vídeo com testemunhos de família e amigos espalhados por este mundo e fiz-lhe a surpresa com um jantar para comemorar os 35 anos. Ele adorou, mas eu amei dar-lhe este presente que vai ficar para sempre. Viajamos os quatro de avião até ao Porto, a minha cidade, cada vez mais bonita e cheia de história. Passeámos muito, visitámos família e amigos, descobrimos lugares novos mas não falhámos a francesinha do Capa Negra! Tirei tantas fotografias. Mais para o fim, foi a minha vez de soprar as 35 velas, num jantar com amigos e um pôr do sol magnifico a servir de pano de fundo. Continuei com as minhas corridas e comecei com treinos em casa. Fui fazendo os registos no blogue e no instagram. Em Abril a minha mana teve a sua primeira filha, sobrinha adorada e tão querida. O R continua a pedir que lhe cante o nananina. Em Maio, procurámos casa e mudámos para uma nova morada. É bom mudar, também pela parte logística de destralhar e criar um novo ambiente no nosso ninho. Caíram-me defesas criadas há muito, chorei muito, coloquei muitas questões. Ele esteve sempre comigo, com o seu ombro a servir-me de encosto, com as suas palavras e o seu silêncio a confortar-me. E mesmo a terminar, o R completou 5 anos, numa festa com o tema Índios, com detalhes que mais uma vez preparámos os dois, naqueles momentos que gravo e que sei que ele valoriza. (E aprendi que ele afinal não valoriza uma grande festa num espaço caríssimo!). Junho foi sinónimo de organização, por tudo no lugar, decorar, mudar coisas de sítio muitas vezes e pensar como ficariam outras. Recebi os meus pais e juntos comemorámos o aniversário da minha mãe com um bolo feito com muito carinho. Em Julho terminei a pós graduação, que não só me deu imensos conhecimentos como me trouxe novas amizades. E espero que em breve me traga novidades a nível profissional. Em Julho eles entraram de férias, prolongadas, por minha vontade. Vontade de estar com eles, de os aproveitar ao máximo e aproveitar o verão, a liberdade e alegria que esta estação nos traz. Fiz muitas sestas com o Du, vi muitos filmes com o R. Fizemos muita praia. Em Agosto, as corridas ficaram em stand by, mas continuei com os treinos em casa, acompanhada pelos meus pequenos que faziam questão de me imitar nos exercícios. Fizemos férias, só os três, pela primeira vez, por motivos profissionais do pai. Foi bom, mas inevitável sentir a ausência dele. Caiu o primeiro dente do R., com um mergulho no mar e a fada deixou-lhe uma moeda à cabeceira. O Du foi pela primeira vez ao cinema e portou-se super bem. Enviei um Cv e fui a uma entrevista. Setembro começou com quatro dias maravilhosos e relaxantes, só os quatro longe de tudo, em terras de nuestros hermanos. Eles adoraram e nós também! O regresso foi marcado por um novo emprego, o que implicou novas rotinas, adaptações e algum choro por parte desta mãe. O Du já pede para lhe cantar o nananina. Outubro chegou suave, ainda com o rescaldo das mudanças, com muito mimo para compensar as horas longe. Festejámos com a nossa sobrinha o seu 1º aniversário numa grande festa. Votei. Nas finanças, emocionei-me. A funcionária que me atendia recebeu um ramo de flores, eram do filho que fazia anos e está emigrado em Londres, com uma dedicatória para a mãe. Enfeitei com eles uma abóbora e fizemos o nosso primeiro Halloween.  Caiu o segundo dente do R. Novembro, o R. começou a sua primeira actividade extra escola. com treinos de basquete e está a adorar. O Du fala cada vez mais e está muito engraçado. O R faz muitas perguntas e tem sentido de humor. As corridas e o exercício ficaram marcadas na agenda mas sem passarem a acção. Às vezes, sem saber como, fico com as lágrimas nos olhos. Choro. Pelo meio o Governo caiu e veio outro... Preparámos a nossa casa para o Natal, com registo e uma grande festa. E eis que chega Dezembro, sem frio mas cheio de planos. Planeámos o nosso primeiro fim de semana a dois e fomos muito, mas muito felizes, em Lisboa no nosso 10º aniversário. Corremos, juntos, 10 km, na nossa primeira prova. Chorei no espectáculo de Mariza. Ri muito. Ele ofereceu-me um anel. Namorámos muito. Tenho tantas fotografias. A minha mãe fez-nos uma surpresa e recriou no nosso bolo de casamento, que partimos num almoço em família. Corri para chegar a tempo à festa de Natal deles. Consegui amparar o Du que chorava no palco e filmar o R que brilhou na actuação - foi a sua última festa de Natal no infantário! Fiz o álbum de grávida da minha irmã para lhe oferecer no Natal. Cheguei a casa e tinha uma flor de Natal, cheia de luzinhas, em cima da mesa. Comprei a prenda ideal para ele. Cheguei a casa e tinha o mais velho escondido na cozinha com um ramo de flores. (Diz que desafiou o pai a comprar-me flores!) Vesti-me de ajudante do Pai Natal para distribuir as prendas na noite de Natal. Eles, mesmo sabendo que era a mãe, adoraram e entraram na brincadeira. Não vi a minha irmã abrir a prenda, mas sei que gostou. Ele adorou a prenda que lhe dei. Chegou a noite de passagem de ano. Comemos marisco fresco, bebemos champanhe e soltámos confetis na varanda. Vimos o fogo de artificio e saudámos os amigos que mais uma vez nos fizeram companhia nesta noite. Brindámos os dois, a este novo ano que chega cheio de oportunidades, e que esperamos, se revele pelo menos tão bom como o que passou. Foi mesmo um ano de mudança!



Para quem chegou ao fim deste texto, para quem passa por aqui e me lê, para quem faz parte do número que tem vindo a aumentar: Obrigado, também fizeste parte do meu 2015!

Bom ano!!


Sofia**






2 comentários:

Isa disse...

Foi um bom ano mesmo! Cheio de mudanças, conquistas e novas oportunidades!
Que 2016 seja um ano tão bom ou melhor que o que passou!

Sofia Ferreira disse...

Os mesmos votos para esse lado Isa! ;)