setembro 11, 2016

férias... no Algarve!

nos últimos anos temos escolhido o sul de Espanha como destino para as nossas férias. é relativamente perto, relativamente em conta, o tempo é relativamente parecido e as praias relativamente boas e comparáveis às nossas. por outro lado temos sempre a aquela sensação de que se ficarmos pelo sul de Portugal não saímos propriamente de casa, porque estamos muito próximo de casa. há lugares que já nos são familiares, crescemos na Costa Vicentina, vivemos no Algarve... enfim, somos uns privilegiados. (risos)


Mas aqui entre nós, apesar dos preços convidativos e de toda a costa estar preparada para receber turistas, os nossos vizinhos espanhóis não devem nada à hospitalidade. Pela parte que me toca são, na sua maioria, muito pouco simpáticos, nada prestáveis, e com um mau serviço de hotelaria. e quanto à sua gastronomia: resume-se a tapas, sem variar grande coisa. O ano passado nas férias, por exemplo, procurei por todos os cantos uma pastelaria ou padaria, para fazermos um lanche para levar para a praia e só encontrei bolos "falsos" e pães congelados, tipo baguetes... nada mais! (algum leitor do país vizinho que me desculpe, mas foi a minha realidade). 



Isto para dizer que este ano escolhemos o nosso lindo país para férias, mais propriamente o Algarve, até porque os dias foram poucos. E o que dizer? Que de uma maneira geral somos bem atendidos (claro que há sempre alguém que não nasceu para a coisa, mas pronto!), que temos praias maravilhosas com água morna e areal extenso, resorts, hóteis, hostels ou casas de turismo com bastante charme e restaurantes cheios de pinta e com ementas que nos deixam a salivar. 
bom clima + paisagem natural paradisíaca + excelente comida = férias de sonho!


Deixo-vos algumas dicas dos lugares por onde passámos:


Sem Espinhas (V. R. S. António) - bom ambiente, boa comida, preços um pouco acima da média.Na avenida principal.

Noélia e Jerónimo (Cabanas de Tavira) - Comida óptima, bom atendimento, mas altamente recomendado marcar mesa, sobretudo, no verão. (estivemos 1h30 à espera para jantar!!).

O Pedro (Cabanas de Tavira) - Dos que tivémos oportunidade de experimentar, é o que tem melhor relação preço/qualidade/tempo de espera (e já sabem como o tempo de espera é importante quando temos crianças!!). Deliciosa espetada de lulas e camarão e apetitoso bacalhau à casa!!

Delizia (Cabanas de Tavira) - os melhores gelados que já comi até hoje!! Passa completamente despercebida no meio de outras geladarias e restaurantes na avenida ribeirinha, aliás, está enfiada num antigo centro comercial apenas com uma pequena  montra para a rua, mas os gelados são divinais! Figo seco, maracujá e manjericão, poejo e citrinos, gemada de laranja, mel e gengibre... são só alguns dos que recomendo!



Ir para fora cá dentro não só pode estar na moda como vale mesmo a pena! Agora é namorar as fotografias tiradas e começar a sonhar com as próximas férias...





Bom regresso ao trabalho e à escola, em suma, à rotina!






Sofia**





2 comentários:

Maria do Mundo disse...

Eu já fiz dois anos em Espanha. Mas, exactamente pelas coisas que dizes, prefiro o Algarve!

Isa Sá disse...

Já ia de férias...

Isabel Sá
Brilhos da Moda