Estive a ver a Grande Reportagem da SIC, que pretendia comparar a qualidade e estilo de vida português com o alemão.
O óbvio: Portugal ganha pelo excelente clima e grande beleza teritorial; a Alemanha ganha... em tudo o resto!
Para mim, o grande busílis é a graandeee diferença de mentalidades!!!
O português vive com pouco e quer sempre mais e mais: o carro novo; a casa, como já está paga, então bora lá construír a vivenda, não vamos de férias, mas paciência, o estatuto ninguém nos tira!
O alemão (que vive na Alemanha), ganha muito bem, tem um sistema social 5* (descontam bem mas sabem para onde vai!), então tem um carro com 20 anos, investe na educação (académica, social e cultural) dos filhos, e aproveita o possível para viajar e conhecer o Mundo. O casal alemão (que vive em Portugal), ganha pouco; os filhos já adultos voltaram para a terra de origem dos pais; a casa, que compraram há 25 anos, há 25 anos que está a ser reconstruída... mas têm o clima, e o Prof. Universitário vai de bicicleta para o trabalho, e não tem pudor em guardar os porcos ou cultivar a terra, em prol de um ideal!
Isto levou-me a pensar, mais uma vez, que esta crise também tem o seu lado positivo, por muito que custe a acreditar, e olhem que eu já fui vítima da dita. Espero que esta crise passe e deixe uma mudança de mentalidades, em que os nossos filhos vão crescer sabendo que são felizes, não porque têm o último modelo da PS3, nem porque as roupas são as mais caras do mercado. Vão saber que são felizes porque passam o tempo que têm livre com os pais num pic-nic para onde foram de bicicleta, que vestem a roupa do irmão mais velho porque é lógico uma vez que está nova, que não vamos todas as semanas ao restaurante porque preferimos investir em viagens e conhecer o Mundo... enfim, vão perceber que a felicidade está nas coisas simples da vida!
Sem comentários:
Enviar um comentário