O que mais chateia no facto de não estar a trabalhar, para além do óbvio, são as constantes perguntas do género: "Então, já tens alguma coisa em vista? Quais são as perspectivas? Ainda não arranjaste nada? Tens enviado currículos? Só está a procurar na tua área?..."
Enfim, um sem número de questões que nos fazem sentir mal, talvez também porque o "Já", o "Só" e o "Ainda" estejam sempre presentes! Eu sei que muitas destas perguntas são cheias de boas intenções, outras nem tanto (!), eu mesma, outrora, já devo ter sido a interrogadora! Mas o que é certo, é que o que vejo nos olhos de muitos quando perguntam, é: "Há tantos meses, se quisesse já podia estar a fazer alguma coisa! Se calhar gosta de estar em casa! Se procurasse noutra área que não a dela, já tinha conseguido!".
Pois bem, mentes iluminadas e que continuam empregadas, se saírem dos vossos confortáveis escritórios, laboratórios e afins, vão ver que isto não está fácil!!! Sim, já enviei currículos; sim já fiz candidaturas espontâneas; sim, já me candidatei para outras áreas que não a minha!!!
Se já estou a pensar em alternativas? Sim! Porque é que ainda não se vê nada, nem falo sobre isso? Porque eu sou assim, e porque também acho que o segredo é a alma do negócio! Ah, e porque entre o pensar e o fazer, existem uma série de passos que têm que ser dados (pelo menos eu penso assim!).
Porque é que ando de cara alegre, não estou deprimida nem enfiada num buraco?? Porque é que quando me perguntam "Como estás?" com ar condescendente, eu sorrio e digo que "Estou bem!", com ar confiante? Porque, FELIZMENTE, nem eu nem os meus, estamos a passar por dificuldades, e como tal não há espaço para depressões! Podíamos estar melhor, pois, mais um ordenado é sempre bom, mas tendo saúde, conforto e uma família unida, tudo o resto se há-de arranjar!
Portanto, quem quer que leia este post, com certeza que tem um familiar, um amigo, ou vizinho nesta situação, por isso, antes de perguntar pela centésima vez em que situação está a situação do desempregado, fale antes sobre outros assuntos, coisas banais, coisas importantes, as noticias, o tempo, os filhos, a economia, a politica... porque quem ficou sem trabalho, não ficou de repente sem massa cinzenta, e como tal, continua a estar actualizado e a saber conversar sobre qualquer assunto, se já o fazia antes!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário