abril 12, 2012

Onde há fumo...

Eu não fumo, não gosto de sítios com cheiro a tabaco, e acho que a Lei que proibiu que se fumasse em locais fechados foi uma benção!  Este blogue não é sobre politica, mas é sobre a vida, e a dita (a política) (in)felizmente também faz parte!
Isto para dizer que há coisas, decisões (ainda só em forma de fumo) que eu acho absolutamente extraordinárias. O Ministro da Saúde quer proibir o fumo em carros particulares que transportem crianças... 
Oi?? Numa altura em que cortam em tanta coisa importante na saúde, nomeadamente, na PREVENÇÃO, estão preocupados com o fumo nos carros!? Sabia, Sr. Ministro, que prevenir as gravidezes indesejadas, promovendo o planeamento familiar, diminui o número de abortos que o Estado tem que pagar? Sabia que se houver prevenção, com exames pagos ou a custos reduzidos para os utentes, de cancros (como o da mama), diminui o número de doentes oncológicos que depois o Estado terá que tratar? Sabia que se houver apoio psicológico e psiquiátrico (e não uma lista de espera de um ano, e pouquíssimos Psi's nos centros de saúde), é muito menor o nº de baixas psiquiátricas que o Estado/Segurança Social terá que pagar?
Atenção, eu não concordo que se fume com crianças no carro, acho até que devia ser uma questão de bom senso por parte dos adultos. Mas proibir? Como? Com multas com certeza, não!? Mais uma forma de encher os cofres do Estado e tentar oprimir a liberdade dos cidadãos! 
Eu sei que não pediu, mas Sr. Ministro da Saúde, dê atenção ao que realmente importa: prevenção na saúde; melhoria dos serviços; distribuição de médicos por TODO o País; mais apoios aos doentes oncológicos; and so on...

Sem comentários: