maio 28, 2012

Afinal, os filhos podem dormir com os pais!?

Muito se questiona sobre os prós e contras dos filhos dormirem com os pais.
Uns defendem que é bom para o vínculo pais-filhos; que a criança aprende a sentir-se segura, até que decida, ela própria, que quer ir para a sua cama; que os anos passam tão rápido, que estes momentos são preciosos nas relações parentais.
Outros há que defendem, que dormindo com os pais a criança não aprende a ser independente e a sentir-se segura; que os pais perdem privacidade, prejudicando a relação conjugal; e até mesmo, que é perigoso para a criança dormir entre dois adultos.
Eu, confesso, pertenço ao segundo grupo. Para mim, enquanto mãe, mulher e profissional, penso que a melhor solução é ensinar os filhos a dormirem sozinhos na sua cama e quarto. Não é abandoná-los a chorar no quarto, horas a fio, é ensiná-los a dormir, porque o sono também se educa! Penso que é o melhor para a sua autonomia, para o relacionamento do casal e até dos pais com o filho, e também, por uma questão de higiene e segurança.
NO ENTANTO, e antes que me chamem nomes que não lembra ao menino jesus, também acho que cabe a cada casal/pais, decidirem o que é melhor para o ambiente familiar, o que se ajusta melhor ao funcionamento de todas as relações e rotinas lá de casa.
Como tal, hoje encontrei isto (em baixo) e achei que seria uma solução melhor para quem não quer, não pode, ou não consegue levar os filhos para o quartinho deles!
Fica a sugestão. O que acham? :)



Sem comentários: