julho 10, 2012

Leonor Mel...

Acabo de ver a Grande reportagem da SIC, com os olhos em lágrimas. 
Uma história de doença rara que é contada pela voz embargada de uma mãe que há muito que não sorri, acompanhada pelos sorrisos de uma filha que não vê, não anda, não fala... aos 2 anos!
É daquelas histórias, ou melhor, daquelas vidas, que nos fazem reavaliar tudo, dar (mais) valor a cada minuto que passamos vivos e saudáveis, e apreciarmos a simplicidade de sermos felizes. A saúde é uma lotaria, e ter um filho saudável é a sorte grande, o euromilhões com muitos jackpots acumulados! 
Impressionou-me imaginar a vida da Inês (mãe) que vive há 2 anos, 24h/24h a cuidar para que nada falte à filha, a esquecer-se (porque não tem outro remédio) que é mulher, profissional, e mãe de outra criança de 4 anos! Impressionou-me a sua incrível coragem, por toda esta dedicação, e por estar novamente à espera de bebé.
Impressionaram-me as palavras da Paula Costa (da Raríssimas), também ela mãe de uma "criança rara", e a sinceridade e frontalidade com que responsabilizou o nosso Governo, que também neste campo, não se responsabiliza.
Impressionou-me o subsídio por assistência a familiares... €86.00 por mês...
Mas impressionou-me, acima de tudo, a Leonor Mel... linda como o nome, e a quem não podia ter calhado tamanho erro da genética, da condição humana, dos desígnios de alguém superior... o que lhe queiram chamar. Nenhuma mãe dá à luz um filho e imagina vê-lo viver assim a vida toda, por muito curta que seja. E por isso, sendo mãe, tendo um amor infinito pelo meu filho e querendo o melhor para ele, percebo tão bem as palavras da Inês quando pede ajuda para tirar o sofrimento à Leonor... e a ela própria também!
Deixo aqui uma chamada ao nosso Governo, que ao cortar tanto, não se esqueça de acrescentar algo a este raríssimo subsidio!!!
Deixo também, um grande beijinho para a Inês, a Leonor, e todas as mães e famílias nesta situação. Espero que vos ouçam!
Podemos ajudar a Leonor Mel Teixeira através de um pequeno montante!!! (informação recolhida através da SIC)
CGD: 0035 0386 0001 5736 4008 0

7 comentários:

Little Wanton disse...

E na reportagem falou-se de uma eventual visita a um país (não me recordo qual) para efetuar um estudo da doença e (eventualmente) melhorar a vida desta filha e desta mãe.Espantou-me que o custo fosse "apenas" de 20.000€...para mim e para a Inês é muito, com certeza, mas com tantos cortes, será que o governo não lhe poderia pagar esta viagem?Nem sei mais o que diga...

Sofia Ferreira disse...

Era Israel, 30,000€!
Era bom que fizessem alguma coisa, sim!!!
:)

Jude disse...

Infelizmente tenho uma priminha nas mesmas condições dessa menina. Aos três anos e meio, não anda, não fala, não ouve e pouco vê, sem que os médicos tenham feito qualquer diagnóstico porque não sabem o que ela tem.:( A mãe teve que deixar o emprego porque teve de se dedicar a 100% à filha mais nova. Quase todos os dias tem que ir ao hospital, a consultas de fisioterapia, terapia da fala, etc. Claro que as despesas são muitas e ela e a família acabaram por emigrar...

Sofia Ferreira disse...

E provavelmente, num país que não é o deles, têm muito melhores condições e apoios... Bjs

Unknown disse...

Acabei de ver a reportagem no jornal da hora de almoço. Chorei, como à muito não fazia. Quem me dera poder ajudar, mas não o posso fazer. Para aquela mãe apenas posso dar uma palavra amiga, de solidariedade e de muita coragem. Tenho a certeza que após esta aparição na TV, a vida daquela mãe daquela criança jamais será a mesma! É pena termos o país que temos, em que quem devia zelar por nós não o faz. Esta mãe jamais deveria passar por sto sozinha e sem apoios. É lamentável! Força Rita! Força Leonor!

Maria do Carmo Barbosa disse...

É de lamentar sabermos os milhoes que se gasta em compras de jogadores e tudo demais e não haver dinheiro para ajudar esta e outras LEONORES...

Filipa Carvalho disse...

Muito boa tarde. Estou a tentar fundar um projecto de solidariedade para ajudar esta menina e, posteriormente, para ajudar a Raríssimas. Impressionei-me com a reportagem e decidi pôr mãos à obra sozinha, um projecto do zero. Neste momento estou à espera do contacto da jornalista e da resposta de duas parcerias contactadas. Peço também voluntários para me ajudarem. Alguém se quer juntar a mim?

Com os melhores cumprimentos, Filipa Carvalho

(Se quiserem mais informação sobre o projecto enviem um e-mail para fipinha-traquina@hotmail.com ... mail péssimo, eu sei, mas já tem uns anos e eu era miúda quando o fiz, peço desculpa!)