fevereiro 01, 2013

Crónicas de um curso PPP (#4)

Mais uma sessão de esclarecimento sobre como será o palco, as deixas, os intervenientes, e até os adereços. Não faltou nada. Ontem deu-se maior atenção às anestesias, epidural e raquidiana, como e onde são administradas, e o tipo de agulhas. A pré mamã ao meu lado começou por sentir calores, tirou uma e outra camisola, ficou branca como a cale... e isto só de ver bonecos! Perguntei-lhe como seria na hora H, e se tivesse que ser cesariana... "Ponham-me a dormir, que eu não quero saber de nada!" disse ela.

Há coisas que não se controlam, não sem apoio técnico, e estes pequenos (grandes) medos podem fazer toda a diferença num parto, fazer com que corra pelo melhor ou não! Uma mãe disponível, com capacidade para enfrentar a dor e os procedimentos, vai fazer o seu papel, o de protagonista, e ajudar o seu filho a nascer. Por outro lado, uma mãe com medos, fobias ou traumas anteriores, pode fazer justamente o contrário, e neste caso era bom aproveitar os nove meses de gestação para tentar resolver estas questões, para o seu bem e do seu bebé!

O tempo está a passar, estamos todas com o mesmo tempo de gestação, as barrigas crescem a olhos vistos e já nos vamos conhecendo, trocando impressões, dicas. Os receios e as dúvidas começam a emergir, e a sessão termina sempre para além da hora devido aos esclarecimentos. Eu, que já vou para o segundo, tenho uma visão um pouco mais tranquila, embora sempre com a sensação que desta vez tudo pode ser completamente diferente, pelo menos assim o espero. Vivo na expectativa que tudo será muito repentino e rápido, como da primeira vez, mas com um final menos cirúrgico. Gosto quando me colocam questões, não porque saiba tudo, mas porque sinto que posso estar a ajudar. E estes pequenos detalhes fazem-me crer que fiz bem em frequentar o curso, mesmo sendo mãe de segunda viagem!

Sem comentários: