julho 24, 2013

SEGURANÇA, SEGURANÇA, SEGURANÇA!

Ontem falava com uma amiga, que com uma grande descontracção me dizia que a filha odiava andar no ovinho, e por isso, no carro andava ao colo! Eu não queria acreditar!!! Não costumo dar grandes palpites no que diz respeito à educação, regras e afins dos filhos dos outros, mas quando o assunto é segurança não consigo ficar calada. As crianças, TODAS as crianças têm que ser transportadas em segurança, pois são muito frágeis e o mínimo embate pode ser fatal para eles ou deixá-los numa cama de hospital o resto da vida! Que fará a uma bebé de cinco meses!!
Ok, venham lá com a história que nós também andámos ao colo dos nossos pais a vida toda e não nos aconteceu nada!? É verdade. Eu fiz montes de viagens de uma ponta à outra do país, primeiro na alcofa, depois deitada no banco de trás, e mais tarde, em grandes brincadeiras com a minha irmã, e aqui estou eu sã e salva. Mas isso também pode ter tido a ver com o facto de, felizmente, nunca termos tido nenhum acidente, nem um simples toque! Mas alguém teve essa infelicidade, muitas crianças devem ter subido a estatística de mortalidade infantil na estrada, o que levou a que as leis de transporte fossem alteradas para maior segurança dos nossos filhos!
Please, quem me "ouve" desse lado: nunca andem com os vossos filhos no carro sem estarem sentados nas suas cadeiras, com os cintos devidamente colocados. E verifiquem se as cadeirinhas estão bem instaladas! Podem ter mais informações AQUI ou AQUI.

3 comentários:

Magui disse...

É coisa que me faz uma confusão tremenda! Vou buscar o meu filho ao infantário e ele é praticamente o único que não vem embora ao colo...
Quando andei a escolher carrinho e ovo a senhora da loja contou-me de uma bebé que morreu porque estava na alcofa (das que podem andar no carro) dentro d carro parado e veio um carro e lhes bateu! Fiquei doente com a história, ainda para mais com uma alcofa que supostamente pode andar no carro e isso bastou-me para me tornar na paranoica das cadeiras... Por mim vai sempre na cadeira e não é por eu não ter morrido sem cuidados de segurança que vou arriscar o mesmo com o meu filho!
E mais uma coisa... Há cadeiras 0+ sem ser ovo, o meu filho também odiava o ovo e a coisa reslveu-se com a mudança para a cadeira "grande" 0+!

Mariposa Colorida disse...

Também não suporto essa conversa de que estou aqui sã e salva, apesar de no tempo em que eu era criança não haver estes apetrechos que existem agora. Fico arrepiada. As minhas Minis não vão a lado nenhum sem ser nas suas cadeiras apropriadas.

CS disse...

Para não falar que no nosso tempo havia 5 carros a circular e agora há 5 mil. Para não falar que no nosso tempo os carros iam a 50km/h e agora chegam aos 200km/h. Para não falar que no nosso tempo fazia-se quase tudo a pé e agora faz-se quase tudo de carro.
Fora tudo isso, sou de opinião que não há alternativa à cadeira/ovo, não há coitidinho que chora, não há que gosta de colo. Ela entra no carro e sabe que não tem alternativa.
Já com 18 meses e muitas vezes chora que não quer sentar na cadeira. Prefiro que chore por não querer sentar que choremos todos por outra razão bem mais grave.
Quando saiu do ovo optei por uma cadeira que desse para andar no sentido contrário da marcha. Continua a viajar de costas porque os embates mesmo a 50km são terríveis para os pescoços até aos 3 anos. Problema que é eliminado se viajar de costas.
Em quase todos os países nórdicos é obrigatório viajar de costas até aos 4 anos, em portugal apenas quando vão no ovo. Mas isso mudará com o tempo, levamos é sempre mais algum tempo a perceber.