maio 16, 2016

Prenda censurada!

O aniversário do Rodrigo está quase aí, é já no fim do mês, e a par da excitação dele com o dia, a minha preocupação por ainda não ter decidido o que fazer (para além de ter ter tirado o dia de férias!), há que gerir a ansiedade dos avós. 
O Rodrigo é o primeiro neto de ambos os lados, e embora já tenha mais três pequenos seres a roubar-lhe a atenção, ele é efectivamente o primeiro, o que implica que seja ele a revelar todas as fases e descobertas em primeira mão. O primeiro passeio de bicicleta, o primeiro dente que nasce, a primeira ida à piscina, as primeiras palavras, o primeiro dente que cai, o primeiro a aprender os números e letras... enfim, é ele quem nos vai mostrando (ou relembrando) como é passar por todas estas coisas em primeira mão! 
Voltando então ao busílis da questão (o aniversário e as prendas) os avós estão em pulgas para lhe oferecer um tablet (objecto com que ele estabelece grande ligação quando vai a casa deles). E digo "em pulgas" porque ao que parece já me fizeram esta conversa o ano passado - não me lembro - e diz que eu disse que quando ele fizesse 6 anos lhe podiam oferecer um! Pois bem, ele vai fazer 6 anos no fim do mês e eu continuo sem querer que ele tenha um tablet. "Ah, coitadinho que deve ser a única criança que não tem! Oh, mas porquê, podes impôr-lhe regras de utilização. Mas que chata, qual é o mal do miúdo ter um tablet?? Vai ser um infoexcluído!" (são algumas das coisas que eu tenho que ouvir ou o que os olhares transmitem!)
Pois, está tudo muito bem, todas as criancinhas têm um tablet, é normal vê-los nos almoços de família agarrados à tecnologia, nas viagens de carro (em família), na hora de ir para a cama, em todo o lado se vêem crianças muito avançadas tecnologicamente, expeditas na arte de manejar os ditos aparelhos. Eu vejo por ele, quando vai a casa dos avós e apanha o tablet, ninguém dá mais pela sua presença, já para não falar na fita que faz sempre (mesmo sendo avisado) que tem que largar aquela coisa para vir para a mesa!
Dito isto, vetei mais uma vez esta prenda. Ele ainda nem sabe ler, agora é que vai para o 1º ciclo (tenho que esquecer a primária!) e eu gostava que ele passasse pelo menos este Verão mais ligado aos desportos radicais do que propriamente aos jogos digitais!
E depois ainda há outro factor, o mano! Ora se não quero ver o de seis anos apegado à informática muito menos quero o de três, e acredito que, quanto mais adiar a coisa para um melhor para o outro, ou para ambos!

Deixo-vos aqui com esta família que me parece tudo menos infeliz, e ao que contam, nem Tv têm!!



E vocês, concordam comigo ou acham um exagero? Já censuraram prendas por aí?
Contem-me tudo! :)



Sofia**








instagram @sofia_ferr





5 comentários:

Isa disse...

Por cá temos tido sempre o mesmo problema. Os meus filhos foram netos únicos de ambos os lados (pelo menos durante dois anos), sobrinhos únicos e filhos únicos. Nas festas, toda a gente tem a mania de oferecer mais que uma prenda. Apesar de já ter pedido várias vezes para não oferecerem brinquedos, o meu pedido nunca é levado em conta. Os meus filhos têm tanto brinquedo que a maioria está guardada na cave desde que mudamos e eles nunca mais brincaram com eles, pois entretanto já receberam mais uma carrada de brinquedos. Até agora a única prenda que conseguimos censurar foram os animais de estimação (sim, até isso já quiseram oferecer). Depois há uma espécie de concorrência para ver quem oferece a melhor prenda, o que faz com que recebam prendas que nem próprias são para a idade deles. A Bia recebeu um tablet quando fez 4 anos. Jogou durante alguns dias enquanto tinha bateria. Quando terminou nunca mais carregamos e como não dava para fazer nada ela nunca mais ligou ao tablet! :P
É muito difícil mudar mentalidades!! A minha sogra todos os fins de semana tem uma prenda para eles. Já lhe dissemos imensas vezes para não o fazer... Mas não adianta...

Unknown disse...

O meu mais velho também vai fazer 6 anos, e não, não vai ter um tablet...antes quero que andem a brincar na terra, na areia, que corram e que entrem casa ao fim do dia, preparados para estar um bom bocado de molho na banheira( caso contrário não sairia tanta sujidade:)) e tal como tu, também acho que seria mau para as manas, que aqui são gêmeas...ou seja depois era a revolta do tablet para três....não, nem pensar!!!! Os avós já estão avisados das prendas, tanto que só tem dado roupa, só me costumo "chatear" mais por causa dos doces...Ah, coitadinhos, é só um docinho....pois, mas um aqui, outro ali o mais outro por ali, já fazem muitos....ás vezes não sei o que dá mais trabalho, se dar educação aos mais pequenos ou aos grandes😂😂

Unknown disse...

Ah...tal como o teu o meu vai para o 1 ciclo, como estou em casa com eles, escolhi não inscreve-lo nas actividades extracurriculares, pois estaria na escola ás9 da manhã e sairia só ás 17:30, todos os dias...e acho que para uma criança, a mudanca( sim, porque vai acabar a brincadeira) já é pesada, depois mais as actividades, chegar a casa cansado e ainda fazer trabalhos de casa...para brincar sobrava pouco....por isso, pelo menos no primeiro ano, escolhi não o inscrever...e qual foram os comentários!!????? Coitadinho, assim vai ficar atrás dos outros!!!! A SÉRIO ?!?! 😂😂😂😂

Magda disse...

Olha eu tb pensava assim. Não queria nada disso cá por casa. Mas o pai é super ligado a estas tecnologias e tanto insistiu no tablet que lá cedi no natal passado (a G tinha 4 anos e meio). Só lá tem jogos didáticos e usa-o esporadicamente, com regras e sinceramente não deixou de se interessar pelas brincadeiras tipicas da idade, de correr, saltar e sujar-se. Nem tanto à terra nem tanto ao mar é agr a minha opinião. Por vezes eles não fazem mais nada porque simplesmente não são incentivados a isso. Dão-lhes os tablets para as mãos e acomodam-se ao descanso que lhes dão.

Anónimo disse...

Olá. Costumo seguir-te no instagram mas ao ler hoje a mensagem sobre a prenda censurada resolvi vir espreitar o blog para saber de que se tratava. Porque algo me dizia que tinha a ver com tecnologia e que me ia identificar com a censura em questão. No nosso caso é o telemóvel. A minha filha mais velha é a primeira neta dos dois lados e tanto o meu sogro como os meus pais têm andado a tentar convencer-nos a deixá-los oferecer-lhe um telemóvel está semana quando fizer 12 anos. Eu sei que pode parecer que os 12 anos são outra história mas nós achamos que ela não precisa do telemóvel e não está preparada para o ter. Principalmente porque um telemóvel hoje em dia serve para muito mais do que telefonar. Há 5 anos que não temos televisão precisamente porque havia birras para a deixar de ver. Foi a melhor decisão que tomámos. Ninguém sentiu a sua falta cá em casa e todos nos habituámos facilmente mas também fomos muito criticados por está decisão pelos avós. Ainda somos. Temos computador e uma tablet para todos e o seu uso é facilmente controlável. Um telemóvel só para ela seria mais uma fonte de problemas do que outra coisa. E o argumento de que todos têm e ela coitadinha não tem não me convence.
Helena