outubro 18, 2016

que actividade diz bem contigo? *

percorri várias actividades ao longo da minha infância e adolescência. comecei na ginástica, conjuguei com a patinagem, passei pelo ballet e, permaneci na natação. em nenhuma cheguei a competir, mas em todas aprendi ou ganhei algo importante, fiz amigos e diverti-me. 
um dos factores que considero fundamentais, neste dossier da actividade física, até quando penso em relação aos meus filhos, é a importância de cedo adquirirmos o hábito de praticar exercício físico, de nos mexermos e termos uma vida minimamente saudável. quando saí da natação, inscrevi-me num ginásio. fazia aulas localizadas, step, aeróbica, ou musculação (soft). mas tudo o que fosse mais mexido, que tivesse música e ritmo era o que me motivava mais. mais tarde, com a faculdade, deixei o ginásio mas não as corridas na Alameda ou o step mesmo em casa, no meu quarto minúsculo da Av. de Roma.
hoje em dia tento manter uma rotina (já tenho falado disto aqui) mas nem sempre é fácil. uns dias corro, outros faço uns abdominais, mas nada muito consistente. uma das minhas maiores dificuldades prende-se com o horário. o melhor seria levantar-me bem cedo e às 07h00 já estar pronta para me mexer. mas nem sempre é fácil, pelo menos antes da Primavera chegar com as suas manhãs radiosas...













isto para dizer que descobri agora, algo que me pode motivar a saltar da cama directo para o tapete da sala: Yoga!! já tinha ouvido falar, inclusive pela minha irmã que é instrutora de Pilates, mas torcia sempre o nariz a algo que se faz ao som de uma música demasiado calma, com movimentos demasiado lentos e que não mexiam com nada... achava eu! já fiz duas aulas e garanto-vos que não é tão fácil como parece. é calmo, sim, mas ajuda-nos a concentrar, é relaxante mas mexe-nos com cada músculo que temos no corpo, e o facto de não ter grandes agitações é um factor a favor para mim, que não sou de grandes loucuras logo de manhãzinha! claro que não quero deixar as corridas completamente de lado, mas espero conseguir ser mais consistente com esta rotina matinal.
equilíbrio e flexibilidade. corpo, mente e espírito em sintonia, acho que era mesmo isto que estava a precisar neste momento. e a vida também é isto, procurarmos aquilo que precisamos em cada fase que vivemos. 



tenho seguido este canal no youtube, onde as aulas acontecem numa paisagem de sonho (outro factor que me motiva) e vou começar o desafio dos 21 dias, depois conto se houve realmente alterações!
alguém me segue? começamos amanhã! (19/10/2016)




Namaste a todas ;)

Sofia**








* foto via Pinterest









2 comentários:

Marta Moura disse...

Pois! Equilíbrio é sempre o mais importante.

Magda disse...

há já algumas semanas que ando com a ideia do yoga, mas ainda não me predispus, acho que vou espreitar os links que partilhaste.