abril 15, 2013

A experiência da maternidade em 2ª mão!

Um ponto que sempre me fez confusão, quando ainda não era mãe e ouvia os pais falarem, era a questão dos filhos dormirem na cama dos pais, os pais mudarem-se para a cama dos filhos, as noites serem caóticas e ninguém se entender lá em casa. Daí, que quando engravidei, parti sempre do principio que comigo ia correr tudo muito bem e o meu filho iria sempre dormir tranquilo. Ora não me enganei... em relação aos seus primeiros cinco dias de vida! O R. inaugurou a sua chegada a casa com uma noite completamente em branco, ladeada por um choro estridente e desesperante, do qual só nos vimos livres cerca de dois meses depois! A esta distância parece pouca coisa, mas na altura foi mesmo desesperante, noite após noite com ele a gritar alto e bom som. Por vezes eram cólicas, mas outras não. Por vezes queria carinho, mas outras não. E por vezes já não sabíamos o que lhe havíamos de fazer. 
Nos primeiros quinze dias, eu, mente iluminada, achei que ele não podia ganhar manhas, que tinha que aprender a ter horários, que tinha que se habituar à cama dele, etc. CALMA! Esta barbaridade de pensamentos ridículos duraram apenas quinze dias, a partir dos quais mudei completamente a postura, e mentalizei-me que nos primeiros meses, eu teria que me adaptar aos horários e necessidades do meu recém nascido, e não o contrário! Foram muitas noites passadas de um lado para o outro da casa com ele ao colo, sentada no sofá com ele sob o meu peito, em escalas repartidas com o pai. Nunca nos rendemos ao célebre passeio de carro, porque se tivesse que ganhar algum vicio, que fosse um dentro de casa! Enquanto isso, fui lendo, devorei literatura sobre como fazer o meu bebé dormir sozinho, na cama dele e tranquilo. Socorri-me desta e desta bíblia, que permanecem na minha mesa de cabeceira e que recomendo vivamente! Aos quatro meses o R. Já dormia no seu quarto, e tirando uma fase ou outra mais instável, tem dado sempre noites tranquilas, para além de adormecer e dormir sozinho e tranquilo.

Hoje, mãe pela segunda vez, posso dizer que esta experiência tem sido muito diferente. O D. não chora incessantemente, nem passa as noites em claro, mas também não dá noites tranquilas. Ao fim de quase dois meses, ainda não dormiu uma noite na sua cama, no máximo uma hora. Muitas vezes vou levantá-lo e ele ainda arrota ou bolsa, mas se dormir junto a mim, as noites são calminhas, calminhas. Voltam os pensamentos sobre os bebés e os hábitos e as manhas, e se devo pô-lo na cama mesmo que chore, mas sempre que o faço e ele reclama tem razão porque depois bolsa... enfim! Nesta fase, costumo dizer, que estou a dar-lhe um desconto, no máximo até aos três meses, porque a partir daí vai ter mesmo que aprender a dormir sozinho! Todo o seu sistema já está mais maduro e estou a dar-lhe a segurança necessária para que possa enfrentar as noites na sua cama, sem medos!

E vocês, como tem sido a vossa experiência? Com que idade é que pensam que eles têm manhas?Dormem convosco ou na caminha deles? Estejam à vontade com a caixa de comentários! :)

3 comentários:

Jardim de Algodão Doce disse...

O meu primeiro rapaz detestava dormir na nossa cama, o segundo nos primeiros meses tinha de lá adormecer e pegado no sono voltava para a sua caminha. Mas dava-me a sensação que precisava muito de calorzinho humano. Já te disse que com o segundo revitalizo muito mais do que com o primeiro? É mesmo assim. As fases deles todas passam!

Sofia Ferreira disse...

Eu também :) Por isso tenho medo de lhe criar maus hábitos!!! Bjs

CláuDia disse...

oi..como estas?
deixo te aqui o meu testemunho..a letty desde que nasceu ate agora aos seus tenros 19meses,smp ,mas smp dormiu na caminha dela,habituei-a a isso ,desde o 1ºdia em que saiu da maternidade..no inicio,chorou,chorou bastante..mas fiz questao de lhe fzer perceber que mesmo chorando n sai da alcofa,o meu quarto é precisamnte ao lado dela,á distancia de 2 passos,inconsciente sabes que n sou...mas pensei,se eu ainda com 32 anos sou de manhas,o k fara ela??e dps sera que iria conseguir po la a dormir no quarto dela sozinha??
n sei se ela foi uma bebe facil ,ou n pois so tenho uma,mas sei que n foi ma a experiencia,e resulta ate hj.assim que vai para a cama ,fica-se e dorme,n ha birra nem nada!beijinhosss