junho 13, 2013

Baby code

Com o primeiro filho, as descobertas, a ansiedade de tudo o que é novo, muitas vezes não nos deixam ler os sinais que o nosso filho nos envia. Olhando para trás, vejo que aconteceu comigo. Talvez os primeiros meses tivessem sido mais fáceis, se eu não carregasse tantos mitos antigos, e ouvisse apenas o que o meu bebé tinha para me dizer. Desta vez foi mais fácil, percebi rapidamente* que dormir comigo não lhe ia trazer vícios mas antes segurança, que adormecer ao colo não era um mau hábito mas um pedido de aconchego, que umas vezes pode mamar de duas em duas horas e outras fazer intervalos de quatro. Agora, na experiência do segundo filho, eu sei! Com quase quatro meses, já bastante mais calmo e com rotinas a instalarem-se, já a passar a noite na sua caminha (e no seu quarto quarto deles) já consigo descodificar o meu pequenino:

- Choro não muito alto, continuo e com ligeiros gritinhos = "Tenho fome!"
- No meu colo, quando chora e se vira todo, em particular começa a virar a cabeça para trás = "Quero ir para a cama!"
- Depois de mamar, chora e grita, esticando as pernas = "Estou desconfortável, preciso arrotar ou bolsar (mais uma vez)!" - mesmo que tenha mamado há mais de meia hora.
- Quando chucha muito nas mãos, provavelmente, vai sujar a fralda!
- Quando está a dormir e de repente acorda a chorar e a esbracejar = "Levanta-me, que ainda preciso bolsar um pouco mais!"
- Quando está a dormir e começa a choramingar = "Perdi a chucha! Encosta o ó-ó à minha cara!!" - atendo o seu pedido e digo sempre baixinho "Faz ó-ó bebé, faz ó-ó!"

Mitos que (eu sei) não passam disso mesmo:

- "Não o adormeças ao colo que ele habitua-se!" - Não. Nos primeiros meses os bebés precisam de carinho e aconchego, para se sentirem seguros e explorarem o ambiente cá fora. Dá-lhe todo o colo que ele pedir!

- "Deixa-o chorar, que ele depois habitua-se a ficar na cama." - Não, isto só cria mais insegurança no bebé. Fazê-lo sentir-se abandonado não lhe traz beneficio algum, nem aos pais ouvirem o filho berrar de tristeza no berço!

- "Não lhe dês chucha. Os bebés não sabem o que isso é!" - Pois não, mas todos têm o reflexo de sucção, e a sucção acalma-os. Os bebés podem até não ter chucha, mas irão procurar o dedo ou chamar a maminha constantemente para se acalmarem. E sentirem-se calmos é fundamental para o seu bem estar.

Para adormecer e dormir tranquilo, coloquei-lhe a almofada de amamentação na cama, assim fica mais aconchegado, e coloco-lhe a chucha com o ó-ó encostado à cara (ele gosta). Além disso, ao longo destes meses - os primeiros dois, praticamente dormiu comigo - fui sempre tentando que ele ficasse na cama dele, principalmente de dia, para se habituar ao espaço e aos cheiros. Quando ele não ficava, trazia-o para perto de mim, até que um dia ele ficou uma hora, depois duas, e agora fica a noite toda na sua caminha! 
No meio de tudo isto é fundamental ouvirmos os nossos bebés e a nossa intuição. E estes são os códigos do meu bebé, mas cada um terá os seus! :)


*ainda que me tivesse questionado algumas vezes.

1 comentário:

raquel disse...

Adorei!
Este texto diz tanto do que eu penso e do que eu espero um dia fazer com um segundo filho!
Parar, e ouvir o meu bebé! Interpretá-lo!
Um beijinho grande para vocês*

(já quase 4 meses?!?!)