abril 24, 2015

coisas de mãe

17/52






 "A portrait of my kids, once a week, every week, in 2015"

Gosto sempre que haja uma excepção à regra, mas que elas não faltem para que eles saibam como encarrilhar.
Não me preocupo se eles não esvaziam o prato a todas as refeições, mas tento que comam a sopa todos os dias, e que no geral, as refeições estejam equilibradas. 
Não os protejo demasiado da chuva, do frio, do sol, da terra, da água. Vivemos num país que das melhores coisas que tem é o clima, que nos permite sair de casa 365 dias por ano sem ter receio de enfrentar tornados ou tempestades de neve.
Tento que experimentem doces pela primeira vez o mais tarde possível, e uma vez conhecido o sabor, é encaixado nas excepções que fazem parte de todas as semanas mas não de todos os dias.
Deixo que subam às árvores, que experimentem cair, que saibam o que é engolir um pirolito na água, ou que subam o escorrega ao contrário. Mas não andam de bicicleta sem capacete, nem de carro sem cinto e/ou cadeirinha, e chamo sempre a atenção cada vez que atravessamos a rua.
Não os obrigo a beijar uma sala inteira de gente. Aliás, não os obrigo a beijar ninguém. Nada é pior que ver uma criança obrigada a dar beijos e a limpá-los em seguida. Mas têm que cumprimentar, dizer olá e adeus, quando chegamos ou arrancamos de algum sitio. Por norma, não me deixam ficar mal.
Gosto de os ver a brincar. Um com o outro, com amigos ou crianças desconhecidas no parque. Não os deixo passar à frente no baloiço, gozar com os meninos ou chamar nomes. Temos uma regra cá em casa: "Não faças aos outros o que não gostas que te façam!". De resto não me intrometo nas brincadeiras.
Estou a tentar não gritar com eles. Às vezes é difícil. Vou tentando, um dia de cada vez. Gosto deles. Amo tanto eles! :)






Sem comentários: