janeiro 13, 2014

Noites em branco!

Oiço constantemente queixas de pais que não dormem desde que os filhos nasceram. Pura e simplesmente, não têm uma noite decente há meses, anos até. Muitos, à custa disso, não querem ter mais filhos, e alguns até confessam que se soubessem...
Mas o mais estranho, é que quando se aprofunda um pouco a conversa, percebo que eles próprios sabem onde está o problema, alguns até já conseguem ver a solução, mas dá trabalho, e afinal é normal: pais que são pais não dormem!

Eu não concordo, e posso dizer que consigo ter noites descansadas, e até algumas manhãs mais compridas. Dá trabalho, li muito, apliquei muito, mas resulta. Às vezes não é à primeira, nem à segunda, mas à terceira noite quando dás por ti... acordas e já é manhã!! E sabe tão bem...
Se tenho noites más? Tenho, mas poucas. Se os meus sonos são tal e qual como antes de ser mãe? Não. Mas mantenho o meu espaço na cama, tenho a mente sã e acordo bem disposta, bem como os meus pequenos, a maior parte dos dias!
Como tenho lido cada vez mais queixas de mães com este problema, resolvi escrever sobre a minha experiência, o que faço para os ensinar a dormir. Sim, porque isto do sono também se ensina! Se acham que dormir mal é uma fase, que faz parte e é mesmo assim, se se estão a borrifar para as teorias e não se importam que eles durmam convosco, óptimo! :)

Se quiserem ler algo que revela a minha experiência, enquanto mãe (descansada) de dois, dicas que possivelmente já leram ou ouviram em qualquer lado mas acharam que não resultavam (e resultam), o texto encontra-se AQUI! Espero que vos ajude alguma coisa.
Boas noites ;)




1 comentário:

Margarida Pinto disse...

Pois eu fui mais radical. Com 9 dias o meu filho já dormia no seu quarto, na sua cama.
Ao meu lado dormiamos os dois muito mal, acordava de 20 em 20m, cada vez que ele fazia um ruido qualquer eu acordava em sobresalto. Passada uma semana, descobri sem querer que cada um no seu quarto dormiamos que nem uns anjos. Após uma sesta na sua cama, a 1ª vi que ele tinha feito uma sesta de seguida e sem interrupções. De noite fiz a experiencia, fiz uma cama no chão á porta do quarto dele e ele na sua cama no seu quarto.. e plim! Noite magnifica. Tive noites de dormir das 23h às 11h da manhã.. com acordares a meio da noite para dar de mama, mas tudo muito tranquilo.

Por isso passo a vida a dar o conselho a todas (claro que ninguém me ouve), mas quanto mais cedo eles tiverem o espaço deles melhor para todos.

E já agora, viva os intercomunicadores ;)